A Starbucks obteve lucro de US$ 392,6 milhões, ou US$ 0,33 por ação, em seu quarto trimestre fiscal, encerrado em 27 de setembro, informou a companhia na noite desta quinta-feira, 29. O resultado representa queda de 51% ante igual período do ano fiscal anterior, quando o lucro foi de US$ 802,9 milhões, ou US$ 0,67 por ação. Em termos ajustados, o lucro foi de US$ 0,51 por ação.
A receita caiu 7,5% na mesma comparação, para US$ 6,2 bilhões. Analistas esperavam vendas de US$ 6,1 bilhões. A menor receita foi motivada principalmente por vendas perdidas por causa da pandemia de covid-19, disse a Starbucks.
As vendas globais no conceito mesmas lojas diminuíram 9% no quarto trimestre fiscal. Esse desempenho refletiu uma queda de 23% no volume de transações e um aumento de 17% no tíquete médio. Nas Américas, as vendas mesmas lojas caíram 9%. No segmento internacional, o recuo foi de 10%. Na China, essas vendas diminuíram 3%.
A Starbucks estima que tenha perdido US$ 1,2 bilhão em vendas no quarto trimestre fiscal por causa do fechamento temporário de lojas, dos horários reduzidos e do menor movimento de clientes.
A rede disse que espera se recuperar completamente da pandemia de covid-19 no próximo ano fiscal, e prevê a abertura de 2.150 novas lojas, apesar do fechamento de centenas de outras. No quarto trimestre, foram abertas 480 novas lojas.
Redes de cafeterias foram duramente afetadas pela pandemia de covid-19. A Starbucks, que sempre se concentrou em vendas em suas lojas, passou a construir lojas somente para retirada e “drive-throughs”. A companhia disse que retomou o serviço dentro das lojas em cerca de 63% dos locais próprios nos EUA e em 90% das lojas próprias na China.
A Starbucks estima que as vendas globais no conceito mesmas lojas vão aumentar entre 18% e 23%% no ano fiscal 2021.(Com informações da Dow Jones Newswires).
Por Redação
Be First to Comment