A Petrobras inaugurou ontem um Centro de Excelência em Analytics e Inteligência Artificial. Analytics é a aplicação de dados, análises e raciocínio sistemático em um processo de tomada de decisão mais eficiente. Na petrolífera estatal, as tecnologias serão usadas para agregar valor aos negócios e avançar na digitalização das operações.
A empresa já possui um centro de pesquisas, o Cenpes, a Universidade Petrobras e um Centro de Excelência em Robotização e Digitalização (CERD), que começou a funcionar neste ano. As três unidades voltadas à produção de conhecimento e inovação vão atuar em parceira com o novo centro.
Um dos produtos já em desenvolvimento é uma solução para identificar corrosão em plataformas. Por meio do processamento de imagens, máquinas aprendem a identificar pontos de deterioração das embarcações.
“Nosso principal negócio, a exploração e produção, tem projetos importantíssimos fundamentados nessa ferramenta capaz (analytics e inteligência artificial) de revolucionar a indústria do petróleo”, afirmou o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, em comunicado divulgado pela assessoria de imprensa da companhia.
O diretor de Transformação Digital e Inovação da empresa, Nicolás Simone, acrescentou ainda que, com o uso das novas tecnologias, será possível explorar ainda mais “o potencial do uso de dados na Petrobras ao empoderar cada colaborador com as competências e ferramentas necessários à entrega de soluções que gerem cada vez mais valor aos negócios”.
Por Fernanda Nunes
Be First to Comment