O governo federal apresentou nesta terça-feira (25) o seu novo programa habitacional, chamado de Casa Verde e Amarela. Ele vem para substituir o antigo Minha Casa Minha Vida.
No novo programa, além do financiamento de imóveis, também serão oferecidas condições diferenciadas para reformas de imóveis, retomada de obras e ações voltadas à regularização fundiária. As regiões Norte e Nordeste foram contempladas com regimes reduzidos de taxa de juros dos financiamentos.
A redução das taxas de juros a serem cobradas neste programa em tais regiões reduz a renda necessária para as famílias aderirem ao financiamento. Dessa forma, o pacote do governo aumenta a parcela da população capacitada a investir em um imóvel próprio.
A MRV (MRVE3) e a Direcional (DIRR3) já se pronunciaram sobre o assunto, apoiando as políticas habitacionais recém anunciadas. Além de falar em “segurança e visibilidade para investir”, foi destacado o regime especial de taxas reduzidas para as regiões Norte e Nordeste, pois além do aspecto habitacional, o programa também deve alavancar a geração de emprego nestas regiões.
A MRV tem presença relevante nas regiões, em especial no nordeste, onde ela está presente em todas as capitais estaduais e em algumas regiões do interior.
A notícia é positiva para as empresas do setor de construção civil com exposição ao segmento de baixa renda (MRV, Tenda e Direcional), logo esperamos impacto positivo no preço das suas ações (MRVE3, TEND3, DIRR3) no curto prazo.
No dia do anúncio, contudo, as ações mais expostas ao segmento e ao programa como a MRV (MRVE3), Direcional (DIRR3) e Tenda (TEND3) até ensaiaram uma alta ao longo da sessão, mas fecharam o dia recuando 0,9%, 1,9% e 0,74%, respectivamente. Os desempenhos foram mais negativos do que o Ibovespa, que apresentou queda de 0,18%.
A queda da taxa de juros e o seu respectivo impacto no número de famílias habilitadas a um financiamento imobiliário é um grande catalisador para as operações imobiliários neste novo cenário de Selic baixa no Brasil.
As companhias com maior exposição às regiões Norte e Nordeste são: MRV Engenharia com 20% do estoque de terrenos e a Direcional (DIRR3) também com 20% dos seus terrenos.
O programa Casa Verde e Amarela, uma espécie de Minha Casa Minha Vida reciclada e com atuação um pouco mais abrangente, pode acelerar o desenvolvimento imobiliário no Brasil, em especial na região Norte/Nordeste, na qual foi contemplada com regimes especiais de taxa de juros.
Be First to Comment