A Squadra Investimentos, gestora de recursos com sede no Rio de Janeiro e focada no mercado de ações, publicou na última sexta-feira (21) uma carta de gestão aos seus cotistas a respeito do desempenho e demais considerações sobre o primeiro semestre de 2020.
Além de uma retrospectiva completa do período, a gestora recapitulou uma das suas principais teses de investimento do período – a posição vendida (short) nas ações do IRB. Além dos devidos esclarecimentos, foi afirmado que ainda é mantida a posição vendida em IRBR3.
Ainda conforme a carta e, curiosamente, a gestora acredita ter dado alguma sobrevida à companhia por ter publicado a carta: “colocando os acontecimentos acima em perspectiva, fica difícil não chegar à conclusão de que nossa análise contribuiu para salvar o IRB. Tivéssemos tardado alguns meses mais para dividi-la com os senhores, a companhia teria desembolsado cerca de R$ 1 bilhão em dividendos adicionais e, possivelmente, outro bilhão em um programa de recompra de ações aprovado em fevereiro, aumentando sobremaneira seu descasamento regulatório para uma situação possivelmente irreversível.”
Apesar da notícia não ser um fato relevante “oficial” emitido pela companhia, as cartas da Squadra sobre a tese de venda em IRB se mostraram bem fundamentadas a acertadas neste primeiro semestre do ano.
Dessa forma, analistas acreditam que o teor da carta seja capaz de “fazer preço” no mercado e que haja um impacto negativo no preço das ações do IRB no curto prazo.
A gestora Squadra espera que o IRB faça novos ajustes nas suas demonstrações financeiras no resultado do segundo trimestre de 2020 que será divulgado na sexta-feira (28 de agosto).
As ações do IRB (IRBR3) apresentam o pior desempenho das ações que compõem o índice Bovespa no ano, com queda de 78,5%. O Ibovespa recua 12,2% no mesmo período.
Apesar de uma nova gestão ter assumido a companhia nos últimos meses, não significa que a vida da companhia será fácil daqui para a frente. Ainda há muitas dúvidas se o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) futuro da companhia serão capazes de justificar o múltiplo preço sobre valor patrimonial (P/VP) na qual as ações negociam no momento.
De acordo com analistas, ainda vai levar tempo para a nova Administração do IRB conseguir acertar os números da companhia em termos de patrimônio líquido e rentabilidade (ROE) e ainda mais tempo para recuperar a confiança dos investidores.
Be First to Comment