Press "Enter" to skip to content

Produção da Petrobras (PETR3/PETR4) volta a crescer

(Foto: Divulgação)

A Petrobras registrou um aumento de 2,8% na sua produção mensal de petróleo no Brasil, na comparação em relação a julho do ano passado.

De acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a estatal produziu, em média, 2,297 milhões de barris diários – terceira maior média mensal da história da companhia, atrás dos volumes produzidos em janeiro de 2020 (2,32 milhões de barris/dia) e novembro de 2019 (2,33 milhões de barris/dia). Na comparação com julho de 2019, o aumento foi de 11,8%.

Ainda de acordo com a ANP, a produção de gás natural da Petrobras também subiu 2,8% em julho, ante junho, para 99,924 milhões de metros cúbicos diários (m3/dia).

Os dados do órgão regulador dão um bom indicativo do que se esperar do relatório de produção da estatal, divulgado trimestralmente. Com o volume da produção voltando a crescer, as perspectivas para o próximo relatório devem ser aumentadas, o que pode refletir positivamente no curto prazo das ações da petroleira.

Os números da agência mostram que a petroleira vem melhorando o desempenho operacional mês a mês, desde maio, diante da recuperação da demanda pela commodity no mercado global.

A contração do consumo de petróleo atingiu seu momento mais crítico entre abril e maio diante da propagação das medidas de isolamento social para conter a pandemia.

A estatal divulgou seus números do segundo trimestre no último dia 30 de julho. O resultado foi muito afetado pela queda de 42% no preço médio do barril de petróleo do tipo Brent, que ficou em US$ 29.

Os números vieram mais fracos, o que já eram esperados pelos analistas devido ao cenário desafiador que a cadeia de petróleo global enfrentou, cenário que prejudicou fortemente tanto o preço como a oferta pelos produtos vendidos. O dólar mais alto não foi suficiente para reverter os estragos, embora tenha ajudado no desempenho das exportações.

O destaque positivo foi a geração de caixa operacional, que alcançou R$ 29,3 bilhões registrando um aumento de 42,9% na comparação anual.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *