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Magalu se torna a maior do Brasil em vendas

(Foto: Divulgação)

O Magazine Luiza (MGLU3) informou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2020 na segunda-feira (17). Apesar do impacto do combate à pandemia de covid-19, que levou ao fechamento das lojas em grande parte do período, o Magalu registrou taxas históricas de crescimento das vendas totais e do e-commerce.

Entre os meses de abril e junho, a companhia atingiu vendas totais de R$ 8,6 bilhões, um crescimento de 49% frente ao mesmo trimestre do ano passado – mesmo com a grande maioria das lojas físicas fechadas no período. Ao atingir esse volume de vendas, o Magalu se torna o maior varejista de bens duráveis do Brasil.

No mesmo período, a operação digital da empresa, formada por site, superapp, marketplace, Netshoes, Zattini, Época Cosméticos e Estante Virtual, apresentou a maior expansão do mercado: 182%. De acordo com o E-bit, o setor de e-commerce avançou 70,4%. O principal destaque da operação digital do Magalu foi o marketplace, responsável pela venda de produtos de 32 000 sellers, que cresceu impressionantes 214% no trimestre. Com a maior parte das lojas físicas fechadas, o e-commerce passou a representar 78,5% das receitas totais da companhia. A Netshoes, por sua vez, assumiu a liderança do varejo nacional de artigos esportivos.

“O cenário de pandemia, com suas enormes transformações, mostrou que o Magalu era a empresa mais preparada para enfrentar a crise e sair dela fortalecida”, diz Frederico Trajano, CEO da companhia.

O resultado da empresa evoluiu ao longo do trimestre. O Magalu registrou prejuízo de R$ 62,5 milhões, reflexo da decisão de fechar todos os pontos, mesmo antes dos decretos municipais e estaduais, e, ainda assim, manter os empregos. Mas, conforme as unidades da empresa eram progressivamente reabertas — o trimestre foi encerrado com uma média de 64% das lojas em operação — os resultados voltaram a aparecer. Em junho, as vendas totais do Magalu aumentaram 85%, com lucro de R$ 93 milhões.

O crescimento exponencial não aconteceu às custas do caixa. Ao contrário. Entre abril e junho, o Magalu gerou um caixa operacional de R$ 2,2 bilhões de reais, o maior já registrado pela companhia em um único trimestre. O caixa líquido total atingiu, em junho, R$ 5,8 bilhões. “Cash is king. Nossa capacidade de gerar caixa garante a sustentabilidade do crescimento acelerado do Magalu”, afirma Trajano.

Pilares reforçados

As conquistas do período provam que os pilares definidos pelo Magalu, novas categorias, entrega mais rápida, marketplace, Magalu as a Service e crescimento exponencial, são sólidos e estão fazendo da empresa o sistema operacional do varejo brasileiro.

Na busca por novas categorias, o Magalu deu ênfase especial aos produtos de mercado, fundamentais no dia a dia das famílias que, por um bom tempo, tiveram de permanecer isoladas. No segundo trimestre, mais de 3 milhões de itens desse tipo foram vendidos. No ano do #TemNoMagalu, mercado se tornou a categoria líder no e-commerce da empresa em quantidade de itens vendidos. O sortimento com estoque próprio cresceu e a companhia passou a comprar diretamente de fornecedores como Unilever, Ambev, Procter & Gamble, Coca-Cola Femsa e Heineken. O número de marcas disponíveis dobrou em relação aos três primeiros meses deste ano.

Os artigos esportivos e de moda, sob a responsabilidade da Netshoes, foram outro destaque. A empresa foi a campeã de vendas do setor num período em que o cliente precisou transferir a atividade física das academias para dentro de casa. E chegou ao final do trimestre com lucro líquido. Fenômeno semelhante ocorreu com a categoria de beleza e cuidados pessoais. Entre abril e junho, a Época Cosméticos registrou lucro, cresceu 167% e superou 1 milhão de clientes ativos.

A expansão da oferta de produtos — própria e de terceiros — e as mudanças nos hábitos de consumo levaram a transformações na logística, de forma a garantir a entrega mais rápida do mercado, com custos competitivos. Com as lojas parcialmente fechadas, o Magalu acelerou sua estratégia de ship-from-store — 700 das mais de 1 100 lojas físicas foram convertidas em dark stores e entregaram diretamente para o cliente.

Terceiro trimestre

Em julho, primeiro mês do terceiro trimestre, as vendas totais cresceram 82%. O e-commerce continuou em ritmo acelerado, com uma expansão de 162% em relação a julho de 2019 — já com a Netshoes na base de comparação. Com cerca de 70% das unidades abertas, as vendas nas lojas cresceram 10%, reforçando a importância do mundo físico para a estratégia da companhia.

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