A semana se encerra com a mão pesada do Estado afetando os negócios no Brasil e nos Estados Unidos. Por aqui, o peso do poder público se fez sentir na noite da quinta-feira (6), quando o plenário do Senado Federal aprovou, por 56 votos a 14, um teto para os juros cobrados pelos bancos nas linhas mais caras de financiamento à pessoa física, o cartão de crédito e o cheque especial. Segundo dados do Banco Central (BC), em junho – dado mais recente disponível – a taxa do crédito rotativo dos cartões de crédito estava em estratosféricos 303% ao ano. Os empréstimos no cheque especial custavam “apenas” 110% ao ano. Pela decisão do Senado, enquanto durar a pandemia, o máximo que os bancos poderão cobrar nessas linhas será de 30% ao ano. Aprovada pelo Senado, a decisão ainda terá de ser submetida a uma votação na Câmara dos Deputados e obter a sanção presidencial.
Nos Estados Unidos, o que pesou foi a ordem executiva do governo de Donald Trump, também emitida na noite da quinta-feira, tornando difícil a vida de empresas chinesas de tecnologia como Tencent, que gerencia o aplicativo de mensagens WeChat e ByteDance, que desenvolveu o aplicativo de vídeos TikTok. Ambos os aplicativos serão banidos dos Estados Unidos daqui a 45 dias. Além disso, a ordem executiva visa impedir que empresas que não sigam os padrões contábeis americanos sejam listadas nas bolsas dos Estados Unidos. Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês declarou que “os Estados Unidos estão usando a segurança nacional como uma desculpa, e recorrendo ao poder estatal para oprimir empresas não americanas.” Segundo ele, o governo americano “terá de arcar com as consequências”.
Os investidores asiáticos já arcaram com as consequências. Na madrugada desta sexta-feira (7), as ações da Tencent desabaram na bolsa de Hong Kong, e o valor de mercado da companhia encolheu US$ 35 bilhões devido às restrições. O índice Hang Seng, da bolsa de Hong Kong, fechou em queda de 1,6%, e o índice SSE, da bolsa de Xangai, recuou 0,96%.
No mercado brasileiro, a decisão do Senado deverá pesar sobre as ações dos bancos no pregão desta sexta-feira, com reflexos sobre o comportamento do Ibovespa, no qual os bancos têm uma participação relevante. E, além do impacto setorial, a vitória da proposta de tabelamento no plenário do Senado mostra que o Legislativo ainda não está totalmente imune às tentações de realizar intervenções populistas no campo da economia.
Não é um segredo que os juros cobrados pelos bancos são altos demais, especialmente em comparação com os patamares atuais da taxa Selic. Também não é novidade que esses juros são inelásticos em relação às taxas referenciais da economia, e permanecem elevados apesar do afrouxamento da política monetária. A situação começou a mudar há cerca de dois anos, quando o Banco Central (BC) definiu No entanto, tentar corrigir esse problema por meio de um tabelamento
Inflação no Brasil
A inflação de julho medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,36%, 0,1 ponto percentual acima dos 0,26% de junho. No acumulado do ano de 2020, o indicador é de 0,46%, enquanto nos últimos 12 meses é de 2,31%. Em julho de 2019, a taxa havia sido de 0,19%, informou na manhã desta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a maior taxa para um mês de julho desde os 0,52% registrados em 2016. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, seis subiram. A maior alta foi nos Transportes, cujos preços subiram 0,78% e contribuiu com 0,15 ponto percentual para o índice. A gasolina apresentou o maior impacto individual, com alta de 3,42% no mês.
Emprego nos EUA
O nível de emprego aumentou nos Estados Unidos em julho. Os empregos não-agrícolas (“non-farm payroll”) de julho mostraram a abertura de 1,76 milhão de vagas em relação a junho, acima da expectativa, que era de 1,48 milhão de vagas. Com isso, a taxa de desemprego caiu para 10,2%, ante os 11,1%.
A repercussão das decisões do governo americano e do Senado brasileiro devem exercer uma pressão de baixa nos mercados nesta sexta-feira. No entanto, o desempenho melhor do que o esperado do emprego nos Estados Unidos, indicando uma recuperação mais rápida da economia, pode aliviar a pressão de baixa.
Be First to Comment