Press "Enter" to skip to content

É questão de tempo para o Ibovespa zerar as perdas da pandemia

(Foto: Divulgação)

O indicador mais importante do mercado acionário europeu, o índice Dax, da Bolsa de Frankfurt, estava em alta de mais de 1,8% na manhã desta terça-feira (21). Não apenas um dia positivo. Nesta manhã, o Dax zerou as perdas provocadas pela pandemia do coronavírus e voltou, ainda que levemente, ao terreno positivo no ano. O que justificou essa alta foi a aprovação, pelas autoridades da União Europeia, de um pacote de ajuda de 750 bilhões de euros (R$ 4,53 trilhões). A grande diferença em relação aos pacotes anteriores é seu caráter transnacional. Pelas medidas, países ricos como Alemanha e Holanda vão auxiliar nações com economias mais frágeis, como Grécia e Itália. Essa foi uma das razões para a forte alta dos mercados, que começam o dia vigorosamente no azul.

Na segunda-feira (20), a universidade britânica de Oxford anunciou que uma vacina contra o coronavírus que desenvolve com o laboratório AstraZeneca é segura, produz resposta imune e não provoca efeitos colaterais graves. Vai começar a terceira fase de testes, com 50 mil voluntários em todo o mundo, sendo 5 mil deles brasileiros. Além da vacina de Oxford, um protótipo chinês da Cansino Biologics desenvolveu forte reação de anticorpos. Ao lado da vacina desenvolvida pela Sinovac Biotech, é mais uma esperança contra a pandemia. A vacina da Sinovac, aliás, começará a ser testada nesta terça-feira no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Após mais de um ano e meio de espera, o governo federal entrega formalmente, às 14h30, a proposta de reforma tributária no Congresso nacional. A proposta a ser entregue hoje é menos ambiciosa do que se esperava. Trata da transformação do PIS e do Cofins em um único tributo sobre o valor agregado, e não altera a complexa legislação estadual do ICMS, considerada o principal entrave tributário do Brasil. Mesmo assim, é uma primeira tratativa depois de anos de espera, que deve apresentar resultados positivos.

Diante dessas notícias positivas, não é de se estranhar que o Ibovespa tenha fechado a 104,4 mil pontos na segunda-feira (20) e que esteja indicando mais uma alta na manhã desta terça-feira. Agora, é questão de tempo para o principal indicador do mercado brasileiro zerar as perdas provocadas pela pandemia.

A alta dos mercados internacionais e dos contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500 permite prever mais um dia de alta, apesar de não se descartar a hipótese de volatilidade e de uma realização pontual de lucros de curto prazo.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *