O Atacadão, do grupo Carrefour (CRFB3), começou em julho a vender on-line no Brasil. A venda está sendo feita para pessoas físicas e empresas e começou a funcionar em determinadas praças, como São Paulo, interior e litoral do Estado, além de outras principais capitais do país.
Inicialmente, há venda de produtos de fornecedores da companhia pelo site, em lojas instaladas dentro da plataforma do Atacadão, e de algumas cadeias de atacado regionais. A entrega da compra feita em atacadistas listadas na loja virtual é feita diretamente pelo distribuidor ao revendedor e ao consumidor.
Já a Alpargatas inaugurou na última quinta-feira (16) um novo centro de distribuição na cidade de Extrema (MG), fruto de um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. O objetivo da companhia com o novo espaço é atender à demanda crescente do comércio eletrônico e a operação multicanal. A Alpargatas é a dona da Havaianas, uma das marcas mais conhecidas de chinelos/sandálias do Brasil.
As evidências de que o comércio online veio para ficar estão cada vez mais fortes. Dessa forma, analistas avaliam como positivos os movimentos do grupo Carrefour (CRFB3) e Alpargatas (ALPA4) e esperamos por um impacto positivo no curto prazo em suas ações.
A operação de atacado do Carrefour, com o Atacadão, representa cerca de 65% da venda do grupo e o varejo, com supermercados e hipermercados, responde por 35%.
Como seu principal concorrente Assaí, ainda não faz vendas on-line, este movimento do Carrefour pode inclusive pressionar negativamente as ações do grupo Pão de Açúcar (PCAR3), dono do Assaí.
No fim de junho, o Carrefour chegou a mencionar, sem dizer datas, que iria iniciar uma nova plataforma on-line para o braço de atacarejo, utilizando já a estrutura de logística e abastecimento da empresa, e também em parcerias com distribuidores.
A Alpargatas (ALPA4) já tinha uma base de armazenamento de produtos em Extrema (MG), em operação desde o ano passado, que ocupava uma área de 5 mil metros quadrados. Com a nova unidade, a Alpargatas passa a ocupar de forma definitiva um espaço de 13 mil metros quadrados.
O mercado tem colocado um prêmio nas ações vinculadas ao comércio eletrônico no Brasil, especialmente em meio ao cenário de pandemia, que acelerou as transformações em curso e alterou os hábitos de consumo de parcela da população. Com a “digitalização” do varejo, a tendência é que a sua fatia no varejo total seja cada vez mais representativa.
Este ponto foi reforçado com os surpreendentes dados de vendas online aumentando em 137,35%. Esse crescimento foi divulgado em 30 de junho e se refere aos dados registrados no mês de maio, se comparados ao mesmo mês do ano passado.
O principal catalisador para as ações do Carrefour (CRFB3), Pão de Açúcar (PCAR3) e Alpargatas (ALPA4) é a recuperação nas vendas do varejo, que apresentaram forte recuperação do mês de maio: alta de 13,9% em relação a abril, maior resultado da série histórica.
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