Press "Enter" to skip to content

Ministério da Agricultura suspende exportação de unidade da JBS

(Foto: Shutterstock)

O Ministério da Agricultura brasileiro suspendeu a autorização de exportação de uma planta produtora de carne de frango para a China. A operação é localizada no município de Passo Fundo (RS) e pertence à JBS (JBSS3). É a segunda atuação do Ministério brasileiro nessa direção nos últimos dias.

O motivo está associado ao pedido de chineses aos outros países que ajam para evitar a exportação de produtos cujos funcionários diretamente envolvidos no processo produtivo estejam contaminados pela Covid-19. Embora não haja evidências de que seja possível uma contaminação por meio de alimentos manipulados por infectados, a China preferiu prevenir a remediar.

A notícia é negativa para a JBS (JBSS3) e analistas esperam impacto levemente negativo no preço das ações no curto prazo. Embora a suspensão temporária de apenas uma planta no Brasil não traga impactos relevantes nos resultados, a suspensão associada à pandemia reacende o risco de maiores cortes na produção e venda, o que deve voltar a ser monitorado pelo mercado.

No ano as ações da JBS (JBSS3) recuam 16%, desempenho inferior ao da Marfrig e Minerva, mas superior ao do Ibovespa, cuja queda é de 18,9% e da BRF (BRFS3), outra companhia do setor listada que recua 39,1% em 2020.

Os frigoríficos, que desde março tem realizado uma série de adaptações nas suas operações para se adaptarem ao cenário da pandemia, seguem sofrendo com a contaminação dos seus colaboradores. Esta realidade afligiu também plantas das companhias americanas no início da pandemia. De acordo com autoridades e especialistas do assunto, o ambiente de frigorífico oferece uma combinação de fatores que facilita a propagação do vírus.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *