A Lojas Americanas e sua controlada, a B2W, anunciaram a implementação de um plano para manter forte posição de caixa, o que inclui revisão de custos e o adiamento da estratégia de pré-pagamento de dívidas. As empresas informa que um Comitê de Crise foi criado em fevereiro para monitorar a evolução diária e os impactos da pandemia da covid-19.
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as empresas afirmam que adiaram a estratégia de pré-pagamento de dívida e “desalavancagem” financeira e iniciaram a renegociação dos contratos com parceiros comerciais e prestadores de serviços de uma forma geral.
Outra medida, informam, é a revisão de todas as linhas de despesa e do plano de investimentos para o ano.
As empresas informam ainda que, preocupadas com clientes e pequenos parceiros, intensificaram a política de antecipação de recebíveis de cartão de crédito, passando a descontar 100% do contas a receber.
“Continuamos acompanhando as medidas extraordinárias adotadas pelo governo, implantando aquelas aplicáveis ao nosso universo”, destaca a Lojas Americanas.
Segundo as varejistas, o Comitê se reúne diariamente para discutir as medidas a serem adotadas pelas companhias e seus parceiros, elaborar planos de ação para as unidades espalhadas em todo o País, monitorar as decisões tomadas pelo governo e garantir que estamos seguindo todas as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, das autoridades estaduais e municipais”, destacam.
Operações
As empresas informam ainda que seguem otimizando operações e priorizando e ampliando o sortimento de itens essenciais como álcool em gel, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, alimentos e bebidas.
“Reforçamos nossa capacidade nas iniciativas O2O (online-to-offline) para
atender rapidamente os consumidores com a retirada de produtos nas lojas em uma hora e estamos ampliando o ship from store para 100% da nossa base de lojas, permitindo a entrega no mesmo dia dos itens essenciais adquiridos em nossa plataforma digital, por meio dos entregadores conectados na Ame Flash”, informam.
Entre outras medidas, as empresas também criaram serviços de entrega especiais por WhatsApp. Nesse caso, o cliente consulta o site, identifica a loja mais próxima, faz pedidos por WhatsApp e recebe os produtos em casa. Os novos serviços também estão disponíveis na modalidade Drive Thru.
“Lançamos na plataforma digital a campanha #OQueVocêPrecisaAgora, ampliando a visibilidade de itens essenciais e estruturando a navegação nos sites e apps para melhorar a experiência de compra do cliente”, destacam.
Outra medida é a abertura da plataforma integrada de logística e distribuição do Universo Americanas (LETS) para fornecedores, sellers e merchants. Outro ponto destacam é a integração e o plano de negócios do Supermercado Now, permitindo que mais pessoas tenham acesso às compras da categoria de Supermercado online. “Além disso, isentamos de taxas pessoas com mais de 60 anos de idade”, informam.
Por Beth Moreira
Be First to Comment