Press "Enter" to skip to content

BC reduz compulsório sobre depósitos a prazo até dezembro

(Foto: Divulgação)

O Banco Central (BC) anunciou na manhã desta segunda-feira (23) que vai reduzir a alíquota do compulsório sobre recursos a prazo de 25% para 17%. Segundo o BC, a medida é temporária, visa aumentar a liquidez do sistema financeiro e faz parte do conjunto de ações para minimizar os efeitos do coronavírus sobre a economia brasileira.

A estimativa do BC é que a mudança resulte numa liberação de R$ 68 bilhões a partir do dia 30 de março. Em 14 de dezembro, caso a economia tenha atravessado a pandemia do Covid-19, a alíquota do compulsório sobre recursos a prazo vai voltar aos 25% anteriores.

Entre as medidas, destaque para o retorno das captações com Depósito a Prazo com Garantia Especial (DPGE) para os bancos. Criado na crise de 2008, o DPGE funcionou como uma proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) aos bancos. Os bancos poderão captar o valor total de seu patrimônio líquido por meio do DPGE, e as emissões poderão ocorrer até o início de 2022.

Além disso, os bancos poderão captar recursos no BC garantidos por debêntures que serão emitidas entre 23 de março e 30 de abril.

 

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *