O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve anunciar ainda nesta segunda-feira (16) um pacote de medidas para a economia brasileira visando o combate aos efeitos negativos do coronavírus. Segundo a equipe econômica, estão no radar novos saques do FGTS e também a destinação dos R$ 15 bilhões do Orçamento Impositivo para o custeio de medidas na área de saúde e estímulos para setores da economia.
Guedes ainda deve ser o fiador do pacote no Congresso, na medida em que o presidente Bolsonaro o convocou para apaziguar os recentes conflitos entre governo e parlamentares. Por enquanto, os trabalhos em Brasília prosseguem, mas as atividades podem ser suspensas a qualquer momento em função do coronavírus.
Atualmente, a contagem de casos confirmados no Brasil é de 200, com quase duas mil suspeitas. No fim de semana, o número de infectados subiu 65%. Metade dos casos está em São Paulo – o governador João Doria estuda anunciar novas medidas nesta segunda-feira (16).
A semana será de grandes decisões, tanto por conta da política monetária quanto das medidas de estímulo à economia. Apesar de certos quadros do governo continuarem minimizando a gravidade do coronavírus, Guedes e sua equipe parecem ter acordado para a seriedade da situação e tentam mitigar os efeitos negativos. No entanto, o impacto do vírus será sentido na economia.
Be First to Comment