A indústria teve o melhor mês de janeiro em três anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira aumentou 0,9% em janeiro em comparação com dezembro do ano passado.
O resultado interrompeu dois meses seguidos de contração na produção industrial, sendo o melhor crescimento para um mês de janeiro desde 2017.
Em comparação com dezembro de 2019, 17 dos 26 ramos industriais e três das quatro categorias econômicas da indústria tiveram variação positiva da produção.
Os destaques positivos na produção industrial foram o setor de máquinas e equipamento, que cresceu 11,5%, o setor de veículos automotores, reboques e carrocerias, com avanço de 4,0% e metalurgia com aumento de 6,0% na produção.
Dos ramos que reduziram a produção, o destaque foi para impressão e reprodução de gravações, com retração de 54,7% e indústrias extrativas, com queda de 3,1%.
Das grandes categorias econômicas, o setor de produção de bens de capital aumentou a produção em 12,6%, o maior avanço desde junho de 2018.
O setor de bens de consumo duráveis também avançou acima da média, com crescimento de 3,7%.
Tanto o setor de bens de capital e de bens de consumo duráveis foram influenciados diretamente com a retomada da produção nas indústrias de veículos depois do período de férias coletivas.
Be First to Comment