É cada vez mais comum ver várias gerações atuando juntas em uma empresa, tendo que dividir tarefas e, até mesmo, cargos. Por pensarem de formas diferentes, conflitos no ambiente de trabalho tornam-se muito frequentes. ⠀
Um estudo feito pela ASTD Workforce Development em parceria com a VitalSmarts revela que “um em cada três funcionários admite que sua companhia perde pelo menos 5 horas de trabalho em conflitos com pessoas de idades diferentes”.⠀
O que esses funcionários não sabem é que além de causarem mal-estar na equipe, podem prejudicar o desempenho da empresa.
Saiba como evitar o choque de gerações com dicas do consultor Fábio Abate, da Netas Treinamento & Desenvolvimento:
- Estabeleça uma cultura em que as diferenças sejam valorizadas;⠀
Geralmente os mais novos chegam na empresa recém-formados e até leva um tempo até que consiagam compreender as regras, valores e costumes da empresa. Os mais velhos precisam entender os mais novos e ter paciência para conseguir ensinar tudo sobre a empresa.⠀
- Se mostre disposto a dialogar e sirva de exemplo;⠀
A forma como o líder se comporta diz muito sobre a maneira como a sua equipe deve tratá-lo. Se mostre flexível e aberto a novas propostas, independentemente da idade de quem você estiver dialogando.⠀
- Estimule a interação entre a equipe e prefira um ambiente sem divisões;⠀
Só avaliar metas alcançadas pela equipe não é interessante. Comece a avaliar os índices de cooperação e o quanto um funcionário ajudou o outro em suas tarefas. A quebra de divisões entre os funcionários permite maior transparência e é um empurrão para inícios de conversa entre pessoas que com cargo, idade ou tempo de empresa diferentes.
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