A Super Terça era essencial para finalmente afunilar a disputa dos democratas para a cadeira presidencial, enfrentando Donald Trump em novembro. Com os resultados ainda sendo apurados nesta quarta-feira (4), mas contando já com a maioria dos estados com vencedores definido, pode-se dizer que Joe Biden foi o grande vencedor do pleito desta terça-feira (3).
O democrata da ala moderada venceu 9 dos 15 estados (na verdade, 14 estados e um território, a Samoa Americana) e ultrapassou o seu principal concorrente, Bernie Sanders, na corrida. Biden venceu os seis estados sulistas com dois dígitos de vantagens em todos deles, levou o Texas (segundo maior colégio eleitoral, onde a disputa estava parelha) e surpreendeu ao vencer os estados de Minnesota e Massachusetts (as projeções apontavam para uma vitória de Sanders).
Ainda, pela contagem parcial de votos, o ex-vice de Obama deve entregar uma votação melhor do que a esperada na Califórnia, apesar da vitória de Sanders no estado. O senador venceu os estados de Vermont, Colorado e Utah.
A nova vitória de Joe Biden, apelidado de “Comeback Joe” pelos seus eleitores o consolida como o principal concorrente de Sanders. Assim, a disputa dos democratas fica definitivamente em torno destes dois nomes e os outros candidatos remanescentes devem desistir em breve. Nesse contexto, o desfecho das primárias democratas ou será de maioria para o ex-vice de Obama, ou não haverá maioria – e Biden deverá vencer a votação seguinte, com os Superdelegados. As bolsas americanas sobem neste momento com os resultados.
Be First to Comment