O resultado da Minerva veio acima das expectativas dos analistas em várias linhas, com destaque para o aumento na margem Ebitda. Do lado qualitativo, a companhia anunciou uma nova política para pagamento de dividendos que consiste em pagar 50% do lucro líquido do período sempre que o índice de alavancagem financeira estiver inferior a 2,5x.
Entre os destaques negativos estão o Fluxo de Caixa Operacional da companhia, que foi impactado negativamente pelo Capital de Giro, como a empresa passou a exportar mais, houve um alongamento no seu prazo de recebimento. O Fluxo de Caixa Operacional fechou o quarto trimestre positivo em 241 milhões contra 340 milhões do mesmo trimestre de 2018.
Analistas esperam impacto positivo no preço das ações da Minerva (BEEF3) no curto prazo, pois a empresa apresentou sólido resultado operacional, beneficiada pelo bom desempenho das exportações e câmbio favorável.
A alavancagem na mínima histórica, representada pelo múltiplo dívida líquida/Ebitda em 2,8 vezes, somado à nova política de dividendos, são sinais de que a empresa pode se tornar a primeira do setor a remunerar seus acionistas na forma de proventos.
Em resumo, os principais catalisadores para o desempenho das ações são: aumento da demanda por proteína animal nos mercados asiáticos, redução de sua alavancagem financeira e o início do pagamento de dividendos ainda no ano de 2020.
Be First to Comment