Press "Enter" to skip to content

Por que a epidemia na China afeta as exportações brasileiras

(Foto: Divulgação)

Os economistas ainda calculam o impacto do aumento de mortes por coronavírus na China na economia brasileira. O saldo da balança comercial deverá ser o primeiro a ser afetado. As cotações de alguns dos produtos mais importantes da pauta de exportações brasileira caíram muito desde o começo da epidemia.

Na última semana de janeiro, os preços do petróleo caíram 15,55%, o minério de ferro recuou 14,34% e as cotações da soja em grão baixaram 5,13%. Em 2019, esses três produtos responderam por 78 por cento das exportações brasileiras, que totalizaram US$ 177,3 bilhões. Além de reduzir o superávit comercial, essas quedas de preço vão afetar o faturamento das empresas exportadoras, que têm funcionado como o motor da economia do País há anos.

O banco J.P. Morgan reduziu também a projeção de crescimento da economia brasileira de 2% cento para 1,9% em 2020. No entanto, pois o banco elevou a estimativa de crescimento de 2021 de 2,2% para 2,4%. Até agora, nada disso apareceu no relatório Focus, do Banco Central (BC). A edição mais recente mostra que a estimativa de crescimento permanece inalterada tanto para 2020 (2,30%) quanto para 2021 (2,50%).

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *