O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 28, que deve se reunir amanhã com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar da liberação de recursos para os Estados prejudicados pelas chuvas.
“Amanhã vou ter espaço com o Paulo Guedes, talvez a gente libere aqui o fundo de garantia, o que for possível. A gente vai atender o que for possível, pode deixar”, disse Bolsonaro em resposta a uma apoiadora do Espírito Santo, um dos Estados mais prejudicados pelos temporais.
Bolsonaro destacou que as Forças Armadas atuam nas regiões mais críticas e que o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, esteve nas áreas mais atingidas.
O governo disponibilizou R$ 90 milhões para as ações de socorro, assistência e reconstrução em todo o País e aguarda o pedido dos Estados com Planos de Ação para a reconstrução. No domingo, 26, o governo reconheceu de forma sumária situação de emergência em 47 municípios de Minas Gerais. Estado de calamidade já havia sido reconhecido em quatro municípios do Espírito Santo. Belo Horizonte e Contagem também já estavam listadas como em situação de emergência.
O presidente retornou ao Brasil nesta manhã após viagem à Índia. O chefe do Executivo ressaltou o seu rápido retorno ao País. “Eu nunca fiz escala para dormir, a gente não gasta dinheiro e chega mais cedo no Brasil”, disse.
Por Emilly Behnke
Be First to Comment