O Grupo Pão de Açúcar (GPA) (PCAR4), dono das varejistas Pão de Açúcar e Extra, divulgou na quarta-feira (15) dados de vendas do quarto trimestre de 2019. A receita bruta apresentou alta de 10,3% na comparação anual para R$ 59,1 bilhões nas operações do Brasil.
O sólido resultado foi impulsionado pelo segmento de atacarejo, representado pela sua bandeira Assaí, cuja receita bruta cresceu mais de 20% entre 2018 e 2019 para R$ 30,3 bilhões, resultado da abertura de 22 unidades no período combinada com o aumento nas vendas de mesmas lojas de 6,3%.
A linha multivarejo, que inclui as bandeiras Extra Hiper e Pão de Açúcar, apresentou um crescimento marginal de 0,2 por cento no ano contra ano para R$ 28,8 bilhões em virtude de reestruturação da marca.
O resultado operacional do 4T19 do GPA (PCAR4) mostrou sólido crescimento do segmento atacarejo (Assaí) tanto no crescimento de vendas com abertura de novas unidades como na rentabilidade da operação, medido pelas vendas de mesmas lojas.
O GPA concluiu a aquisição do Grupo Éxito, maior varejista da Colômbia, por R$ 9,5 bilhões em novembro do ano passado. A linha internacional do negócio contribuiu com R$ 2,4 bilhões na receita bruta de 2019 com apenas um mês de contabilização. O Pão de Açúcar também colocou à venda sua rede de postos de gasolina, o que comprova sua estratégia de desinvestimento de ativos não relacionados ao seu modelo de negócio principal, com o objetivo de focar onde é referência: varejo alimentício.
Be First to Comment