Um estudo elaborado por Frederico Mesnik, CEO da gestora de recursos Trígono Capital, comparou o desempenho do Ibovespa e do índice Small Caps nos últimos 10 anos.
A principal conclusão do estudo é que as ações Small Caps, companhias de menor valor de mercado e liquidez das ações, têm risco menor: volatilidade de 22% no período, comparado a 27% para o Ibovespa.
Outra conclusão importante é que o índice de Small Caps (SMLL) tem mais consistência: superou o Ibovespa em 68% do tempo em termos de desempenho trimestral no período de 10 anos.
Uma terceira conclusão é que as ações Small Caps precisam de menos tempo para se recuperar das grandes crises no mercado, como por exemplo o “Joesley Day”, quando ambos os índices caíram 10%, mas o SMLL precisou de apenas 44 pregões para se recuperar, enquanto o Ibovespa levou 58 sessões para atingir o mesmo patamar.
Por último, as 74 ações do índice Small Caps (SMLL) possuem menor liquidez que o Ibovespa: R$ 1 bilhão por dia comparado ao volume de R$ 12,2 bilhões do Ibovespa, mas tem liquidez considerável para o investidor pessoa física.
Be First to Comment