Renda Fixa

Taxas dos títulos prefixados do Tesouro Direto recuam após Bolsonaro amenizar tom

As taxas de retorno dos títulos públicos prefixados disponíveis para compra no Tesouro Direto recuavam nesta sexta-feira (10), após o presidente Jair Bolsonaro adotar uma postura mais conciliadora com relação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se distanciando da possibilidade de ruptura institucional e pregando harmonia entre os Poderes. A remuneração dos demais títulos rondava a estabilidade.

Bolsonaro mudou o tom do seu discurso na nota intitulada “Declaração à Nação”, divulgada na tarde de quinta-feira (9), após se reunir com o ex-presidente Michel Temer (MDB) em Brasília. Na nota, o presidente diz que suas “palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento”, e disse estar disposto a manter um diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles. Com o clima político amenizado após a intervenção do ex-presidente, os juros futuros recuam.

O dólar, por sua vez, oscila ante o real, após fechar em queda na véspera com o alívio pela atenuação da tensão entre os poderes. O cenário é positivo no exterior, com os Estados Unidos e a China buscando uma reaproximação.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 recuava a 9,97%, de 10,02% na quinta-feira (9). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 10,25%, ante 10,34% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,58%, assim como na véspera na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 se mantinha em IPCA mais 4,73% ao ano, mesma taxa observada no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta sexta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

João Marinho

Recent Posts

Unafisco: Tributação de dividendos pode render R$ 160,1 bilhões

Estudo da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal (Unafisco Nacional) traz proposta que prevê…

8 horas ago

Petrobras: produção de petróleo e gás sobe 3,7% no 1º trimestre, a 2,776 mi boed

A Petrobras fechou o primeiro trimestre do ano com produção de 2,776 milhões de barris…

8 horas ago

Suprema Corte dos EUA rejeita recurso de Musk sobre publicações que deveriam ter aval da Tesla

A Suprema Corte dos EUA rejeitou nesta segunda-feira, 29, um recurso de Elon Musk sobre…

9 horas ago

Justiça aceita pedido de recuperação extrajudicial da Casas Bahia

O Tribunal de Justiça de São Paulo deferiu o pedido de recuperação extrajudicial da Casas…

9 horas ago

Brasil terá pela 1ª vez uma lei nacional de contencioso administrativo, diz Fazenda

Diretor de programa da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Manoel Procópio…

10 horas ago

Câmara de SP negocia elevar investimentos e repasse da Sabesp para aprovar adesão, diz Nunes

A Câmara de Vereadores de São Paulo tem negociado alterações para aprovar, em segundo turno,…

11 horas ago