Renda Fixa

Taxas do Tesouro Direto sobem com risco de rompimento do teto de gastos

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto subiam nesta sexta-feira (6), acompanhando a alta dos juros futuros e a valorização do dólar ante o real em meio às tensões políticas e o Relatório de Emprego dos EUA acima do esperado.

No cenário doméstico, a preocupação com o avanço da inflação e a perspectiva de subida da taxa Selic para além do patamar neutro abrem caminho para a elevação das taxas de juros. Além disso, pesa o receio com a instabilidade política, em meio aos embates entre o presidente Jair Bolsonaro e membros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o voto impresso. Outro ponto que merece atenção é a fragilidade das contas públicas brasileiras e o risco de rompimento do teto de gastos. A Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado alerta que o teto sofrerá um “golpe importante” caso o governo insista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o parcelamento de precatórios.

No exterior, o destaque é o Relatório de Emprego dos Estados Unidos (“Payroll”) do mês de julho, que veio acima das projeções. O país criou 943 mil postos de trabalho no período, e o número de empregos criados em junho também foi revisado para cima, de de 850 mil para 938 mil vagas. Esse resultado, embora pareça animador, já que contribui para a perspectiva de que a economia norte-americana está se recuperando da pandemia do coronavírus, é um estímulo para a valorização do dólar, indicando que os estímulos monetários do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) podem ser retirados antes do previsto.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 9,20% ao ano, de 9,15% na quinta-feira (5). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia juros anuais de 9,50%, ante 9,42% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 4,27%, ante taxa de IPCA mais 4,19% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 4,45% ao ano, em comparação com IPCA mais 4,38% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta sexta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

João Marinho

Recent Posts

Pimenta expõe divergências com Eduardo Leite e diz que discordâncias sobre RS vão aflorar

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar as…

16 horas ago

Blue Origin faz 1º voo suborbital com 6 tripulantes após falha de motor em 2022

Depois de quase dois anos, a Blue Origin, empresa de foguetes do bilionário Jeff Bezos,…

16 horas ago

Japão faz alerta depois de ursos atacarem diversas pessoas no nordeste do país

Autoridades do Japão alertaram os moradores para ficarem atentos à existência de ursos selvagens no…

18 horas ago

Água a R$ 80: MP do RS autua 65 estabelecimentos por preço abusivo; dois foram presos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) autuou 65 estabelecimentos por preços abusivos.…

20 horas ago

Para CNseg, número de segurados no Brasil é muito baixo e precisa ser ampliado

O diretor técnico e de estudos da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Alexandre Leal, afirmou…

21 horas ago

Justiça nega pedido por AGE na Petrobras que protelaria posse de Magda Chambriard

A Justiça Federal negou um pedido de decisão liminar que poderia obrigar a Petrobras a…

2 dias ago