Atualizada às 15h45
O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) decidiu conservar os juros nos Estados Unidos próximos de zero e informou que a economia tem melhorado apesar da tensão com a pandemia de Covid-19.
O programa de compras mensais de ativos para incentivar a economia também foi mantido, mas a autoridade monetária sinalizou que irá analisar seu progresso nos próximos encontros do comitê do Fed.
“Em dezembro passado, o Comitê indicou que continuaria a aumentar suas aquisições de títulos do Tesouro em pelo menos US$ 80 bilhões por mês e de títulos atrelados a hipotecas de agências em pelo menos US$ 40 bilhões por mês até que um progresso substancial tenha sido feito em direção ao emprego máximo e objetivos de estabilidade de preços. Desde então, a economia avançou rumo a essas metas, e o Comitê continuará avaliando o progresso nas próximas reuniões”, afirma o comunicado do BC norte-americano nesta quarta-feira (28).
“Os setores mais afetados negativamente pela pandemia mostraram melhorias, mas não se recuperaram totalmente. A inflação aumentou, refletindo em grande parte fatores transitórios”, acrescenta o Fed.
Perto de zero
A decisão de manter a taxa dos Fed Funds Rate na faixa entre 0% e 0,25% ao ano foi unânime e veio conforme o esperado por analistas.
O Fed também decidiu manter a taxa de juros sobre excesso de reservas (IOER, na sigla em inglês) em 0,15% e a taxa de desconto em 0,25%. Também deixou inalterada a taxa incidente no programa de recompras reversa (repo reversa) em 0,05%.
(Com Estadão Conteúdo)
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
A JBS anunciou na quinta-feira, 21, a assinatura de um memorando de entendimentos com o…
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, endossou o posicionamento de entidades do setor produtivo e…
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Reino Unido…
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da Alemanha…
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou o…
A Petrobras anunciou na quinta-feira, 21, à noite, depois do fechamento do mercado financeiro, que…