Categories: Internacional

Canadá deve se juntar a outros 10 países e suspender voos do Reino Unido

O Canadá pode se juntar à lista de países que suspenderam ou restringiram voos vindos do Reino Unido neste domingo, em razão de uma nova variante do coronavírus que está se espalhando rapidamente pela região. A informação é de um funcionário do governo canadense que afirmou não estar autorizado para falar publicamente antes de um anúncio oficial do país. Até o momento, já são dez nações impondo embargos ao fluxo com o Reino Unido: Alemanha, França, Itália, Áustria, Israel, Bulgária, Holanda, Irlanda, Bélgica e Arábia Saudita.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

A França prevê um bloqueio das viagens por um período de 48 horas a partir da 0h dessa segunda-feira, de acordo com as autoridades do país, enquanto a Bélgica proibiu os voos por 24 horas também a partir da 0h – e também interrompeu as conexões de trem para a Grã-Bretanha, incluindo o Eurostar. A Holanda proibiu voos do Reino Unido por pelo menos até o fim do ano, enquanto Áustria e a Itália não informaram exatamente quando a suspensão ocorrerá.

Já a Alemanha decidiu restringir a partir da 0h de hoje os voos vindos do país, mas não informou até quando o bloqueio estará em vigor. No caso de Israel, as restrições se estendem à Dinamarca e África do Sul, onde a mutação da doença também foi identificada. Além disso, Arábia Saudita decidiu suspender todos os voos internacionais pelo período de uma semana e disse que esse prazo pode aumentar “até que informações médicas sobre a natureza do vírus se tornem mais claras.”

A República Tcheca, por exemplo, não chegou a suspender as viagens, mas informou estar adotando medidas de quarentena mais firmes para as pessoas que chegarem ao país vindas do Reino Unido.

O governo britânico disse que o primeiro-ministro, Boris Johnson, deve presidir nesta segunda-feira uma reunião do comitê de crise do governo, após o anúncio das medidas restritivas desses países. As restrições vêm em um momento de grande incerteza econômica para o país, a apenas duas semanas da saída da União Europeia e com as negociações sobre novas relações comerciais pós-Brexit.

Johnson disse no sábado que a nova variante do vírus, que é 70% mais transmissível do que as substâncias existentes, parecia estar causando a rápida disseminação de novas infecções em Londres e no sul da Inglaterra nas últimas semanas, mas enfatizou que “não há evidências de que seja mais letal, cause reações mais graves ou que as vacinas sejam menos eficazes.” Fonte: Associated Press.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Flávio Bolsonaro pede para TCU suspender licitação do governo Lula para agências de publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue…

9 horas ago

Ventilador do Rodoanel despenca e causa acidente com dois carros e uma moto

A queda de um ventilador do túnel 2 do Rodoanel Mario Covas (SP-021) resultou na…

11 horas ago

Pacheco chama de “desnecessária” advertência de Haddad sobre responsabilidade fiscal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chamou de "desnecessária" a declaração do ministro da…

12 horas ago

Ataque da Rússia tem como alvo instalações de gás que garantem fornecimento à UE, diz Zelensky

Em discurso por vídeo, transmitido em seu site oficial, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse…

12 horas ago

Ataque da Rússia tem como alvo instalações de gás que garantem fornecimento à UE, diz Zelensky

Em discurso por vídeo, transmitido em seu site oficial, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse…

12 horas ago

Dilma Rousseff visita Papa Francisco e fala sobre desigualdade e mudanças climáticas

O Papa Francisco recebeu, no Vaticano, neste sábado, 27, a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente…

14 horas ago