Política

Novas medidas econômicas serão suficientes?

O governo anunciou, neste domingo (22), novas medidas econômicas para combater o coronavírus. Na tarde desse domingo, o BNDES divulgou as primeiras medidas de apoio a empresas e trabalhadores, no montante total de R$ 55 bilhões.

As medidas consistem em: transferência de recursos do PIS/Pasep para o FGTS (20 bi, já havia sido divulgada); Suspensão do pagamento de operações diretas com o BNDES por seis meses (19 bi); Suspensão do pagamento de operações indiretas por seis meses (11 bilhões) e capital de giro para pequenas e médias empresas, com carência de até 24 meses e limite de R$ 70 milhões por cliente (5 bi). Segundo o banco, o pacote deve afetar 150 mil empresas, que empregam dois milhões de brasileiros.

Além disso, foi publicada ainda na noite de ontem uma Medida Provisória que flexibiliza a legislação trabalhista durante o período de combate ao coronavírus. A MP 927 prevê suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses, desde que o empregador oferece curso ou programa de qualificação profissional não presencial na mesma duração. Ademais, as partes poderão negociar, durante esse período, uma ajuda compensatória mensal de valor livre. A redução de jornada em 50 por cento, porém, não foi inclusa na MP.

As medidas do BNDES versam principalmente sobre refinanciamento de dívidas e compromissos, sendo a única novidade o capital de giro no valor de 5 bilhões para pequenas e médias empresas. Segundo o economista Felipe Salto, as ações são “modestas” e “não condizem com o quadro de crise mundial”.

Com relação à Medida Provisória, ela tem como intuito principal desobrigar os empresários e terem de lidar 100% com a folha de pagamentos em um momento de paralisia econômica como esse – evitando, também, que a empresa quebre ao desafogá-la de gastos. A medida, no entanto, periga deixar trabalhar parte da força de trabalho sem renda por até quatro meses, fato que preocupa.

Redação Mercado News

Recent Posts

Latam amplia em 12% voos no Brasil em 2025, com quatro novas rotas domésticas

A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…

11 horas ago

ANP aprova acordo de cooperação com Serpro no âmbito do RenovaBio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…

11 horas ago

Correção: Lula faz evento para tornar oficial programa de repactuações de rodovias

A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…

13 horas ago

Brasil vive momento histórico sobre concessões, com melhor entendimento público, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…

15 horas ago

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…

16 horas ago

Claro lança oferta de celular para fisgar público que ainda não aderiu ao 5G

A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…

16 horas ago