A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Mao Ning afirmou que a cooperação comercial e econômica entre China e Estados Unidos é “mutuamente benéfica e vantajosa para ambos os lados”. Ele também destacou o potencial de diálogo para resolver as diferenças entre os dois países, sinalizando uma abertura para negociação com Donald Trump, presidente dos EUA.
“A China nunca buscou deliberadamente um superávit comercial com os EUA. Apesar das diferenças e fricções, os dois países têm grandes interesses comuns e amplo espaço para cooperação, o que pode ser fortalecido por meio de diálogo e consultas”, ressaltou Mao Ning.
O país asiático tem mostrado disposição em negociar com Trump, apesar das ameaças do presidente norte-americano. Após falar em tarifa de 10% sobre os importados chineses, Trump reiterou na quinta-feira a ameaça de elevar a taxação sobre itens fabricados no país asiático durante entrevista à Fox News, mas amenizou o discurso ao dizer que preferiria não impor a punição comercial.
Sobre a crise na Ucrânia, a porta-voz respondeu ao comentário feito por Trump no Fórum Econômico Mundial de Davos, que afirmou que Xi Jinping, presidente da China, poderia desempenhar um papel importante na resolução do conflito em parceria com os americanos.
A porta-voz destacou que “o diálogo e a negociação são a única forma viável de resolver a crise na Ucrânia” e que Pequim está disposta a “manter a comunicação com todas as partes”.
Ela também afirmou que a China continua comprometida em promover conversas de paz e incentivar condições para a redução da escalada das tensões e para uma solução política.
Por Pedro Lima
Os bancos de Wall Street estão se preparando para vender uma grande parte de suas…
O desempenho financeiro dos bancos dos Estados Unidos no quarto trimestre melhorou devido a uma…
A Enel São Paulo informou que 157 mil imóveis ficaram sem energia elétrica depois das…
A Comissão Europeia aprovou a proposta de aquisição da DS Smith pela International Paper, mediante…
O fundador e presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou nesta sexta-feira, 24, um salto nos…
A Novo Nordisk completou com sucesso o teste clínico de uma injeção experimental para perda…