Líderes da União Europeia protestaram nesta terça, 16, contra o que consideram ser o uso indevido da presidência rotativa do bloco pelo primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, com muitos boicotando uma reunião informal organizada pela Hungria.
As autoridades estão indignadas com o fato de Orbán ter feito viagens não anunciadas a Moscou e Pequim no início deste mês, no que chamou de uma “missão de paz” destinada a mediar o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia. Orbán é acusado de manter relações próximas demais com o presidente russo Vladimir Putin.
Os demais líderes da UE ficaram incomodados com falas de Orbán sugerindo que ele estava agindo em nome do bloco econômico durante as suas reuniões com Putin e o presidente chinês Xi Jinping. A Hungria ocupa a presidência rotativa do Conselho da UE de julho a dezembro de 2024.
O líder da Hungria também se encontrou na semana passada com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em seu complexo em Mar-a-Lago e expressou confiança de que Trump “resolveria” rapidamente o conflito.
Por AP
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…