O Irã reduziu seu estoque de material nuclear próximo ao grau de armamento nos últimos três meses e meio, informou o órgão de vigilância atômica da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira, 26.
Em seu relatório trimestral confidencial, enviado nesta segunda aos Estados membros, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que o Irã reduziu seu estoque de urânio enriquecido a 60% em 6,8 quilos, para 121,5 quilos, desde o final de outubro.
O Irã ainda tem material de grau próximo ao de armas suficiente para abastecer quase três armas nucleares, destacando seu status como um estado limiar de armas nucleares, afirma o órgão.
No entanto, ao diluir parte de seu urânio enriquecido a 60% nas últimas semanas em material de grau inferior, seu estoque caiu pela primeira vez desde que começou a produzir o combustível nuclear de 60% em 2021.
A decisão iraniana de reduzir seu estoque de combustível nuclear ocorre no momento em que milícias apoiadas pelo Irã estão envolvidas em confrontos com Israel e os EUA em todo o Oriente Médio.
Também ocorre no momento em que Washington e seus parceiros europeus estão em dúvida sobre como responder ao programa nuclear em expansão do Irã. Fonte: Dow Jones Newswires
Por Dow Jones Newswires
O Grupo Carrefour Brasil reconheceu, em nota, impactos advindos da ruptura de fornecimento de carnes…
Edward e Ludmila Smolyansky, que juntos detêm aproximadamente 29,7% das ações ordinárias em circulação da…
A Anglo American, conglomerado britânico de mineração, concordou em vender nesta segunda-feira seu portfólio remanescente…
O UniCredit revigorou uma onda estagnada de consolidação bancária europeia, oferecendo mais de 10 bilhões…
Agricultores poloneses suspenderam no domingo, 24, os protestos que bloqueavam a movimentada fronteira de Medyka,…
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o vício em apostas esportivas é…