Categories: Empresas

Deputado Alexandre Barbosa é novo relator do Reporto e que quer pautar PL ‘o quanto antes’

O presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), foi designado relator de projeto de lei do Reporto na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara. O novo relator disse ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) que dará “celeridade” à tramitação e trabalhará pela aprovação do PL 4885/2016, que amplia o prazo de vigência do Reporto, regime que dá isenção tributária a empresas portuárias na compra de maquinários e equipamentos para uso em operações no território nacional.

As discussões sobre o projeto estão praticamente paradas há meses. O último designado à função de relator, o deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), deixou de ser membro da CFT, fazendo o projeto ficar sem relator.

A avaliação do governo e de representantes do setor é de que o projeto contém problemas técnicos como a ampliação por tempo maior que cinco anos, o que justificaria a dificuldade de aprovação. Por causa disso, o governo deve apresentar uma nova proposta, que até a última atualização estava na fase de ajustes interministeriais.

Para garantir a aprovação ainda neste ano, o Executivo estudava a edição de uma medida provisória.

“Nós ouvimos isso e ouvimos também a possibilidade do governo mesmo encaminhar um novo PL sobre o tema para a Câmara. Independentemente do formato, o nosso compromisso é com a celeridade da discussão do tema. Já temos um texto elaborado e agora com relator designado na Câmara. Vou trabalhar para pautar o quanto antes essa discussão na comissão e, posteriormente, votar e aprovar a matéria”, diz Alexandre Barbosa ao Broadcast.

O deputado, que é ex-prefeito de Santos (SP), considera que o benefício é fundamental para garantir o desenvolvimento do setor portuário. “O ‘custo’ que o benefício gera para o orçamento nem se compara ao lucro que o setor portuário entrega ao Brasil”, afirma o deputado.

O impacto orçamentário da renúncia fiscal é estimado em R$ 500 milhões por ano, ou cerca de 0,01% do Orçamento da União.

O objetivo, segundo o parlamentar, é que a matéria tenha a tramitação concluída até dezembro, atendendo à principal demanda do setor, que é justamente evitar os efeitos da extinção do benefício fiscal programada para o fim de 2023.

Para Barbosa, o ambiente é favorável e não deve enfrentar dificuldades, uma vez que é reconhecida a importância do Reporto pelos parlamentares e pelo governo federal.

Por Luiz Araújo

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Latam amplia em 12% voos no Brasil em 2025, com quatro novas rotas domésticas

A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…

12 horas ago

ANP aprova acordo de cooperação com Serpro no âmbito do RenovaBio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…

12 horas ago

Correção: Lula faz evento para tornar oficial programa de repactuações de rodovias

A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…

14 horas ago

Brasil vive momento histórico sobre concessões, com melhor entendimento público, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…

15 horas ago

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…

16 horas ago

Claro lança oferta de celular para fisgar público que ainda não aderiu ao 5G

A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…

16 horas ago