Categories: Economia

Ministério cria grupo para aprimorar política de renovação antecipada de concessões

O Ministério dos Transportes instituiu grupo de trabalho que terá como finalidade “aprimorar as premissas, parâmetros e metodologia do modelo econômico-financeiro afeto às prorrogações antecipadas” de concessões de infraestrutura realizadas no âmbito da pasta – ferrovias e rodovias.

Historicamente, o Poder Público discute se as renovações antecipadas são vantajosas para a União. A prática, pela qual o governo estende contratos com concessionárias ainda durante sua execução em troca de um volume maior de investimentos, foi intensificada pelo antigo Ministério da Infraestrutura quando o hoje governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), era ministro da pasta, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Já no início do novo governo, em janeiro, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), disse que poderá dar continuidade às renovações antecipadas de contratos de concessões ferroviárias, mas indicou, na ocasião, que iria se debruçar sobre a política. “Renovações antecipadas podem continuar. Nós vamos continuar discutindo com TCU (Tribunal de Contas da União) as melhores práticas para renovação. E tenho muita curiosidade para saber quanto valem os ativos. Precisamos avançar na curva de aprendizado”, disse em entrevista coletiva em janeiro, quando anunciou o plano de trabalho para os 100 primeiros dias da pasta.

O grupo criado nesta segunda-feira será composto por representantes da Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes, que o presidirá, da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e da Infra S.A, estatal que resultou da junção de EPL e Valec.

“Será franqueada a participação aos agentes externos do setor, a exemplo das Concessionárias e Associações”, estabelece a portaria de criação do grupo, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira. “O Grupo de Trabalho terá duração de 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da data de publicação desta portaria, sendo admitida uma prorrogação por igual período”, completa.

Por Luci Ribeiro

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Lucro líquido da Adecoagro aumenta 106% no 1º trimestre, para US$ 47,3 milhões

A Adecoagro, uma das companhias líderes do setor agrícola na América do Sul, obteve lucro…

20 minutos ago

Petrobras demite 30 funcionários ligados a Prates após troca de comando

Devassa na presidência da Petrobras. Essa é a tônica na companhia dos últimos dias, após…

12 horas ago

Simpi: desbancararização se revela como um dos problemas marcantes para as MPIs

Num momento em que o Banco Central (BC) comemora a expansão da inclusão bancária a…

13 horas ago

Reddit assina acordo de licenciamento com OpenAI e ação salta 9% no after hours de NY

O Reddit informou que assinou um acordo com a OpenAI para dar à startup de…

14 horas ago

Haddad e Padilha deixam residência oficial do Senado após reunião com Pacheco

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, saiu da residência oficial do Senado após se reunir…

14 horas ago

Birôs de crédito suspenderão negativação de dívidas no RS por 60 dias, diz ANBC

A Associação Nacional de Birôs de Crédito (ANBC) informou nesta quinta-feira, 16, que os birôs…

15 horas ago