Categories: Economia

Ambev afirma que acusação de ‘suposto rombo’ é falsa, oportunista e irresponsável

A Ambev rebateu notícia publicada na imprensa nacional em que diz ter sido acusada indevidamente por uma associação formada por algumas cervejeiras concorrentes sobre “suposto rombo” em suas demonstrações financeiras. “A acusação é falsa e acreditamos que foi promovida de forma oportunista e irresponsável”, diz a empresa.

Em comunicado envidado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Ambev afirma que a notícia foi publicada sem que a veracidade dos fatos fosse devidamente checada e sem que a posição da empresa fosse ouvida.

“Calculamos nossos créditos tributários com base na legislação e nossas demonstrações financeiras estão de acordo com as regras jurídicas e contábeis, com ampla transparência sobre os litígios tributários envolvendo a companhia”, afirma a companhia.

Segundo a Ambev, mais informações sobre os referidos litígios podem ser encontradas nos diversos documentos divulgados pela empresa ao mercado, incluindo o item 4.6 do Formulário de Referência (2021), o Formulário 20-F (2021), as Demonstrações Financeiras (2021) e o Formulário de Informações Trimestrais – ITR referente ao 3º trimestre de 2022. “Litígios tributários devidamente divulgados são muito diferentes de um suposto ‘rombo'”, destaca.

Segundo a empresa, a notícia induz o leitor a erro. Não existe “rombo” algum. “Temos litígios tributários em que divergimos da interpretação do Fisco. Esses litígios são o reflexo da complexidade do sistema tributário brasileiro e uma realidade de muitas empresas. Além disso, a própria imprensa esclareceu que o valor mencionado se refere a discussões de todo o setor de refrigerantes, e não apenas da Ambev”, afirma.

A Ambev lembra que é uma empresa brasileira que expandiu internacionalmente e hoje opera em comunidades em 18 países, com uma cultura baseada na “ética e gerando impacto positivo” nas comunidades onde opera.

“Temos muito orgulho das nossas origens, e de a Ambev ter construído uma cultura organizacional própria, que há alguns anos vem evoluindo como parte da nossa jornada de transformação do negócio. Essa evolução inclui a visão de crescimento compartilhado com o nosso ecossistema e as nossas comunidades e o incentivo à colaboração, escuta ativa e visão de longo prazo”, diz a companhia.

Por Beth Moreira

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Professora ganha prêmio ao promover educação antirracista para bebês

Na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador (BA), a educadora Noêmia…

30 minutos ago

Marçal vende vídeo de apoio a candidatos a vereador que doarem R$ 5 mil para campanha dele

O candidato Pablo Marçal (PRTB) lançou uma nova forma de arrecadar recursos na reta final…

40 minutos ago

Correção: Barretos tem falta d’água após 160 dias sem chuva

Diferentemente do publicado na matéria Barretos tem falta d'água após 160 dias sem chuva, enviada…

46 minutos ago

Morte de delegado em São Paulo: Polícia prende mais dois suspeitos de envolvimento

A Polícia Militar de Minas Gerais prendeu neste sábado, 28, na cidade de Extrema, mais…

54 minutos ago

Bets podem ampliar riscos de crédito para Nubank, diz Santander

O Santander considera que a expansão dos gastos das famílias brasileiras com as apostas esportivas…

2 horas ago

Sítio do Picapau Amarelo terá novo parque temático em Atibaia

Um novo parque temático sobre o Sítio do Picapau Amarelo, um dos clássicos da literatura…

3 horas ago