Categories: Empresas

Primeiros 5 novos nomes da diretoria da Petrobras geram repercussão positiva

Os primeiros cinco novos nomes da diretoria da Petrobras anunciados na noite da quinta-feira, 2, agradaram o mercado financeiro, que considerou a lista com forte teor técnico, o que acaba de vez com o fantasma de possíveis indicações políticas que poderiam trazer mais incerteza para a estatal. No radar, porém, ainda estão as mudanças que serão implementadas, principalmente em relação à política de preços.

“Todos são de carreira e não acredito que terão dificuldades em aprovar. A questão ainda fica para as incertezas sobre o que o novo CEO mudará na Petrobras”, avaliou o analista da Mirae Asset Pedro Galdi.

Ele destacou que ainda faltam várias questões a serem conhecidas pelo mercado, como a nova concepção de política de dividendos, de desinvestimentos, a revisão do Plano Estratégico 2023-2027, e a definição sobre possíveis mudanças da política de paridade de importação (PPI).

Para Ilan Arbetman, da Ativa Investimentos, a opção pela “prata da casa” reduz os temores de interferências políticas na estatal.

“Ainda que sigamos acreditando que mudanças relevantes acontecerão na companhia, a opção por escolhas técnicas possivelmente vai atenuar em parte o temor do mercado com a ocorrência de intervenções em maior escala na companhia durante o próximo ciclo. De maneira geral, a tecnicidade dos nomes sugere que as mudanças ocorrerão de forma mais gradual na empresa, o que consideramos positivo”, disse Arbetman.

Ele ressaltou que a única exceção ficou por conta do indicado à diretoria de Transformação Digital e Inovação, “mas que tem um bom histórico de atuação em empresas privadas”, afirmou.

Os cinco nomes divulgados na quinta-feira pela Petrobras ainda vão passar pelos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia, encaminhada para apreciação do Comitê de Pessoas e, em seguida, deliberação do Conselho de Administração, informou a empresa.

Segundo fontes, Prates indicará em breve outros dois diretores, um deles possivelmente uma mulher, ainda em fase de sondagem, e optou por fatiar a divulgação dos nomes para adiantar o processo de avaliação, e afirma a interlocutores que não há pressa.

O diretor Financeiro, Rodrigo Araújo, está de férias e só volta no próximo dia 13, quando deverá ser demitido.

Em seu lugar, segundo apurou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), será nomeado o gestor baiano Sérgio Caetano Leite, hoje subsecretário de programa do Consórcio do Nordeste.

“Não fica ninguém. Mas sem pressa. Estamos aguardando duas entrevistas, o processo é muito meticuloso de seleção. Melhor demorar um pouco mais do que correr e aumentar a chance de erros”, disse a fonte.

Com exceção do escolhido para a diretoria de Transformação Digital e Inovação, Carlos Augusto Barreto, próximo a Prates, todos os outros nomes são de carreira da companhia.

Escolhido para o lugar de Cláudio Mastella, o novo diretor de Comercialização e Logística, Claudio Schlosser, é engenheiro químico e entrou na Petrobras em 1987.

Para a diretoria de Desenvolvimento da Produção, hoje ocupada por João Henrique Rittershaussen, Prates indicou o engenheiro mecânico Carlos Travassos, há 33 anos na Petrobras. Para a cobiçada diretoria de Exploração e Produção, hoje liderada por Fernando Borges e que detém mais de 80% do orçamento da companhia, Prates escolheu o engenheiro mecânico Joelson Falcão, também desde 1987 na Petrobras.

A diretoria de Refino e Gás Natural ficará com o engenheiro químico. William França, na estatal há 35 anos.

Por Denise Luna

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Justiça nega pedido por AGE na Petrobras que protelaria posse de Magda Chambriard

A Justiça Federal negou um pedido de decisão liminar que poderia obrigar a Petrobras a…

14 horas ago

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

19 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

23 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

1 dia ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

2 dias ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

2 dias ago