Mercados

Bolsas da Europa fecham em alta, de olho em dados e Ômicron

As bolsas europeias fecharam em alta na primeira sessão de 2022, após a divulgação de indicadores de atividades na região. Investidores monitoraram ainda o avanço da variante Ômicron do coronavírus, em uma sessão de liquidez reduzida por conta do feriado no Reino Unido, que manteve os mercados fechados no país.

O índice pan-europeu Stoxx Europe 600 renovou recorde histórico de fechamento, a 489,99 pontos, tendo atingido 491,43 pontos na máxima intraday.

Em Paris, o índice CAC 40 subiu 0,90%, a 7.217,22 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20 subiu 1,23% hoje, a 5.637,91 pontos, puxado por ações de Novabase (+4,30%) e Banco Comercial (+3,19%).

Com as taxas de juros e os rendimentos dos títulos públicos ainda em níveis muito baixos, as ações continuam populares entre os investidores. Segundo analistas, os mercados também estão otimistas de que a nova variante não causará muitos transtornos, apesar de sua rápida disseminação, em meio a relatos de que tende a causar sintomas mais brandos do que outras cepas.

De acordo com o Danske Bank, 2022 começa como o ano passado terminou, com muitos dos mesmos temas sendo transportados, sendo improvável que esta semana traga muitas informações novas para a mesa. “Como tal, as ações dos EUA e da Europa estão perto de máximas históricos, enquanto os mercados emergentes continuam oscilando. Os principais temas para os próximos seis meses ainda são covid-19, inflação alta, gargalos, desaceleração cíclica e política de bancos centrais”, diz o banco, em relatório.

Na Alemanha, o PMI industrial ficou estável em 57,4 em dezembro, contrariando estimativa preliminar de alta, enquanto o da zona do euro como um todo caiu a 58 no mês passado, como havia sido calculado originalmente, segundo pesquisas da IHS Markit. De acordo com a Oxford Economics, o PMI da zona de euro traz sinais mistos, pois, por um lado, mostra que gargalos de oferta que vêm prejudicando a manufatura há vários meses estão finalmente diminuindo. No entanto, a consultoria explica que fabricantes relataram demanda mais fraca.

Em Frankfurt, o DAX subiu 0,86%, a 16.020,73 pontos, enquanto o Ibex 35, em Madri, ganhou 0,54%, 8.761,20 pontos. Na Itália, o FTSE MIB, da Bolsa de Milão, avançou 1,40%, a 27.730,32 pontos, com a chegada das ações da Iveco, fabricante italiana de caminhões e trens de força, que estreou nesta segunda-feira com queda de 11% no mercado italiano, após processo em que foi cindida da CNH Industrial.

* Com informações da Dow Jones Newswires

Por Letícia Simionato*

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Flávio Bolsonaro pede para TCU suspender licitação do governo Lula para agências de publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue…

10 horas ago

Ventilador do Rodoanel despenca e causa acidente com dois carros e uma moto

A queda de um ventilador do túnel 2 do Rodoanel Mario Covas (SP-021) resultou na…

11 horas ago

Pacheco chama de “desnecessária” advertência de Haddad sobre responsabilidade fiscal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chamou de "desnecessária" a declaração do ministro da…

13 horas ago

Ataque da Rússia tem como alvo instalações de gás que garantem fornecimento à UE, diz Zelensky

Em discurso por vídeo, transmitido em seu site oficial, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse…

13 horas ago

Ataque da Rússia tem como alvo instalações de gás que garantem fornecimento à UE, diz Zelensky

Em discurso por vídeo, transmitido em seu site oficial, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse…

13 horas ago

Dilma Rousseff visita Papa Francisco e fala sobre desigualdade e mudanças climáticas

O Papa Francisco recebeu, no Vaticano, neste sábado, 27, a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente…

14 horas ago