Mercados

Juros: Taxas sobem com IPCA-15 e pressão dos Treasuries

O IPCA-15 de setembro acima do consenso e a alta nos rendimentos dos Treasuries puxaram os juros futuros para cima o dia todo. A taxa de 1,14% veio no teto das estimativas do mercado, trazendo pressão às expectativas de inflação, já bastante deterioradas, e também deixando o quadro das apostas para a Selic na curva a termo levemente mais conservador para a reunião do Copom de outubro.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 voltou a rodar em dois dígitos, fechando em 10,05%, de 9,955% ontem no ajuste. A do DI para janeiro de 2027 subiu de 10,353% para 10,45% e a do DI para janeiro de 2023, o mais negociado, de 8,919% para 8,96%. O DI para janeiro de 2022 terminou com taxa de 7,13%, de 7,109%.

Não somente o IPCA-15 veio no teto das estimativas, como foi a maior taxa para o mês desde 1994 e levou a inflação em 12 meses para 10,05%. Trouxe ainda leitura muito ruim dos preços de abertura, como bens industriais, núcleos e pressões de energia elétrica e gasolina em destaque. No comunicado do Copom na quarta-feira, entre os argumentos utilizados para justificar o aumento de 1 ponto porcentual da Selic, para 6,25%, os diretores alegaram que esse ritmo era o mais adequado para avaliar o grau de persistência dos choques de inflação.

“O problema do IPCA-15 mais forte é que o comunicado do Copom já tinha contratado mais 1 ponto e as surpresas negativas com a inflação tendem a gerar mais pressão nas expectativas”, disse o analista de Investimentos Renan Sujii, lembrando que na semana passada o presidente do BC, Roberto Campos Neto, havia dito que a autoridade monetária não iria mudar o plano de voo a cada dado de inflação de alta frequência. “A ata do Copom será importante para ver o detalhamento dos argumentos do BC”, disse Sujii, destacando que no mercado há uma grande variância nos cenários de trajetória que a Selic deve percorrer até a taxa terminal.

Na curva de juros, a precificação de Selic para o Copom de outubro subiu de 105 para 108 pontos de ontem para hoje. A probabilidade de elevação de 1 ponto caiu de entre 75% e 80% para entre 65% e 70%, enquanto a de 1,25 avançou para entre 30% a 35%, de entre 20% e 25% ontem. Os cálculos são da Greenbay Investimentos.

Os juros longos foram influenciados pelo ritmo dos Treasuries, por sua vez, embalados pelas mensagens recentes do Federal Reserve de que pode iniciar o tapering em novembro. “As taxas estão subindo no mundo todo puxadas pela T-Note, que hoje bateu em 1,46%. Mas é um nível ainda historicamente baixo”, disse o estrategista-chefe da Indosuez Brasil, Vladimir Caramaschi.
denise.abarca@estadao.com)

Por Denise Abarca

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Flávio Bolsonaro pede para TCU suspender licitação do governo Lula para agências de publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue…

10 horas ago

Ventilador do Rodoanel despenca e causa acidente com dois carros e uma moto

A queda de um ventilador do túnel 2 do Rodoanel Mario Covas (SP-021) resultou na…

11 horas ago

Pacheco chama de “desnecessária” advertência de Haddad sobre responsabilidade fiscal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chamou de "desnecessária" a declaração do ministro da…

13 horas ago

Ataque da Rússia tem como alvo instalações de gás que garantem fornecimento à UE, diz Zelensky

Em discurso por vídeo, transmitido em seu site oficial, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse…

13 horas ago

Ataque da Rússia tem como alvo instalações de gás que garantem fornecimento à UE, diz Zelensky

Em discurso por vídeo, transmitido em seu site oficial, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse…

13 horas ago

Dilma Rousseff visita Papa Francisco e fala sobre desigualdade e mudanças climáticas

O Papa Francisco recebeu, no Vaticano, neste sábado, 27, a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente…

14 horas ago