Mercados

Bolsas de NY avançam e índices renovam recordes

As bolsas de Nova York estenderam os ganhos de sessões recentes e encerraram o dia e a semana com ganhos, após o retorno do apetite por risco nos mercados estrangeiros. Desta forma, os três principais índices acionários renovaram seus recordes de fechamento, impulsionadas pela ação do Facebook, que subiu quase 6%, e pela temporada de balanços corporativos nos Estados Unidos.

No fechamento, o Dow Jones avançou 0,68%, aos 35.061,55 pontos, o S&P 500 se elevou 1,01, aos 4.411,79 pontos, e o Nasdaq subiu 1,04%, aos 14.836,99 pontos. Na comparação semanal, as ganhos foram de 1,08%, 1,96% e 2,84%, respectivamente.

No centro da atenção de investidores hoje, a temporada de balanços corporativos de grandes empresas americanas registrou novos resultados positivos entre o fechamento dos mercados ontem e a abertura das bolsas nesta sexta-feira. A American Express teve salto de 795% no lucro líquido do segundo trimestre de 2021, ante igual período do ano passado. Com isso, a ação da prestadora de serviços financeiros subiu 1,28%.

Já o Twitter teve alta de 3%, impulsionada pelo lucro líquido acima do previsto por analistas, divulgado ontem. Já a Intel marcou baixa acentuada, de 5,29% apesar do bom resultado trimestral, após o CEO da companhia, Pat Gelsinger, afirmar em conferência que a escassez de chips semicondutores no setor de informática pode durar até 2023, segundo informações da Dow Jones Newswires.

De acordo com a Capital Economics, o início positivo da temporada de balanços do segundo trimestre nos EUA ajudou a cimentar as expectativas de que o crescimento do lucro ajustado por ação nos próximos anos também será muito rápido. Desta forma, a consultoria crê que analistas vão aumentar suas perspectivas de crescimento dos lucros de empresas americanas, e o impulso visto recentemente nos mercados de Nova York após resultados acima do esperado deve arrefecer, o que provocará menores ganhos dos índices nos próximos dois anos.

Além do Twitter, outras ações do setor de serviços de comunicações do S&P 500 – que liderou os ganhos do índice – registraram bons desempenhos hoje. Principal destaque do dia nas bolsas, o Facebook avançou 5,30%, após o Credit Suisse elevar o preço alvo da ação da empresa de US$ 400 para US$ 480. A Alphabet, controlado do Google, também fechou em forte alta, de 3,58%.

Também no radar de investidores, mas sem influir nos índices, a Casa Branca e a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, pressionaram o Congresso americano para que o teto da dívida pública seja suspenso ou elevado.

Entre indicadores macroeconômicos, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) preliminar de junho caiu a 59,7 nos EUA, puxado pelo recuo a 59,8 do setor de serviços. O dado da indústria, porém, subiu a 63,1, recorde da série histórica.

*Com informações de Dow Jones Newswires

Por Gabriel Caldeira*

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Flávio Bolsonaro pede para TCU suspender licitação do governo Lula para agências de publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue…

11 horas ago

Ventilador do Rodoanel despenca e causa acidente com dois carros e uma moto

A queda de um ventilador do túnel 2 do Rodoanel Mario Covas (SP-021) resultou na…

12 horas ago

Pacheco chama de “desnecessária” advertência de Haddad sobre responsabilidade fiscal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chamou de "desnecessária" a declaração do ministro da…

14 horas ago

Ataque da Rússia tem como alvo instalações de gás que garantem fornecimento à UE, diz Zelensky

Em discurso por vídeo, transmitido em seu site oficial, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse…

14 horas ago

Ataque da Rússia tem como alvo instalações de gás que garantem fornecimento à UE, diz Zelensky

Em discurso por vídeo, transmitido em seu site oficial, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse…

14 horas ago

Dilma Rousseff visita Papa Francisco e fala sobre desigualdade e mudanças climáticas

O Papa Francisco recebeu, no Vaticano, neste sábado, 27, a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente…

15 horas ago