Internacional

Estoques de petróleo dos EUA têm alta inesperada, a primeira em 9 semanas

Por Liz Moyer

Investing.com – Os estoques de petróleo dos Estados Unidos tiveram uma alta inesperada na semana passada, quebrando uma sequência de oito semanas de redução, afirmou a Energy Information Administration (EIA) na quarta-feira (21).

Os estoques de petróleo tiveram um aumento de 2,108 milhões de barris na semana passada, em comparação com as expectativas dos analistas de uma queda de 4,466 milhões de barris.

Os estoques de destilado, que incluem diesel e óleo para aquecimento, mostraram um consumo de 1,349 milhões de barris na semana, contra as expectativas de um acúmulo de 557.000 barris, como demonstraram os dados da EIA.

Os estoques de gasolina caíram 121.000 milhões de barris na semana passada, segundo a EIA, em comparação com as expectativas de consumo de 1,043 milhões de barris.

Os números mais altos do petróleo bruto nos Estados Unidos vieram após oito semanas consecutivas de consumo, que removeram mais de 40 milhões de barris dos estoques, lançando o petróleo aos preços mais elevados em quatro anos.

O petróleo WTI, negociado em Nova York, tinha caído 7,5% para menos de US$ 67 por barril no início desta semana, seu pior preço de venda em 16 meses com preocupações sobre um aumento de produção anunciado pelo grupo de produtores Opep+, além de notícias do ressurgimento dos casos de Covid-19. No entanto, no pregão de quarta-feira, o WTI apresentava alta de quase 4%, pouco abaixo de US$ 70 por barril, no que parecia ser uma tendência de contrarrisco, apesar dos dados divulgados pela EIA.

“Bem, temos agora o primeiro aumento em estoque de petróleo dos EUA em nove semanas”, disse Barani Krishnan, analista do Investing.com. “Ainda assim, os preços do petróleo seguem na direção oposta, provavelmente porque já recuaram tanto nos últimos dias”.

“No entanto, em algum momento, mais relatos de aumento de estoques pelo EIA começarão a importar, especialmente se a variante delta começar a inibir o refino de gasolina. Por enquanto, a variante pode ser descartada como um exagero no fervor da reabertura, em Nova York e em outras cidades. Mas assim que as autoridades começam a reagir mais seriamente à ameaça, por exemplo, reintroduzindo o uso de máscaras e o distanciamento social, ou as empresas começam a mandar as pessoas trabalharem de novo em casa, isso não vai ser bom para os ânimos do mercado de petróleo”.

Os casos de Covid envolvendo a variante delta saltaram nas últimas semanas, levando alguns países, incluindo a Austrália e a Coreia do Sul, a reintroduzir medidas restritivas. No sábado, o Reino Unido relatou o maior número de casos diários de Covid-19 desde janeiro de 2021.

Matéria originalmente publicada em Investing.com

Investing.com

Recent Posts

Justiça nega pedido por AGE na Petrobras que protelaria posse de Magda Chambriard

A Justiça Federal negou um pedido de decisão liminar que poderia obrigar a Petrobras a…

8 horas ago

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

13 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

17 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

1 dia ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

1 dia ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

1 dia ago