Apesar da recente melhora, a economia japonesa segue em “situação severa” por conta do impacto do coronavírus. A avaliação consta no relatório que compila opiniões da última reunião de política monetária do Banco do Japão (BoJ), divulgado nesta segunda-feira, (28). Segundo o documento, a atividade econômica do país insular asiático deve seguir fraca por algum tempo, à medida que as incertezas permanecem altas. A expectativa é de que avanço da vacinação em massa contra a covid-19 permita a liberação da demanda reprimida, mas a retomada ocorrerá apenas “de maneira moderada”.
“Espera-se que a atividade econômica melhore junto com o progresso na vacinação. No entanto, é necessário continuar a prestar atenção às consequências da covid-19 e riscos negativos para a atividade e os preços“, avalia.
O BoJ prevê ainda que a inflação subirá de forma tímida, mesmo com a escalada das cotações de commodities no mercado internacional. “Os preços podem subir dependendo da situação das vacinas, mas a expectativa é de que tal pressão inflacionária seja apenas transitória, em parte devido às dinâmicas deflacionárias”, explica.
Por André Marinho
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
A Agrogalaxy, uma das maiores distribuidoras de insumos agrícolas do Brasil, divulgou nesta sexta-feira, 1.…
A ExxonMobil teve lucro líquido de US$ 8,61 bilhões no terceiro trimestre de 2024, revertendo…
A Chevron teve lucro líquido de US$ 4,5 bilhões no terceiro trimestre de 2024, menor…
O discurso do Bradesco não mudou, mas o humor do mercado, sim, o que talvez…
A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) defendeu junto a distribuidoras, indústria automotiva…
A Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres (Abrace Energia) defendeu…