Mercados

Europa: bolsas fecham na maioria em baixa, diante do pouco apetite ao risco de NY

Os principais índices acionários das bolsas europeias encerraram a sessão desta segunda-feira, 12, majoritariamente em baixa, acompanhando a queda dos mercados em Nova York. O pouco apetite ao risco vem à medida que investidores esperam pelo início da temporada de balanços corporativos e pelos dados de inflação ao consumidor nos Estados Unidos, que será divulgado na terça-feira (13). Desta forma, o índice pan-europeu Stoxx 600 recuou 0,46%, aos 435,24 pontos.

O FTSE 100, da bolsa de Londres, teve o pior desempenho entre os principais índices hoje, em queda de 0,39%, aos 6.889,12 pontos, pressionado por ações de mineradoras, que caíram diante da desvalorização dos contratos futuros de metais básicos na London Metal Exchange (LME). Anglo American recuou 1,75%, seguida de perto por Antofagasta (-1,73%) e BHP (-1,49%). Nem mesmo o anúncio da retirada de restrições à mobilidade por conta da pandemia de covid-19 no Reino Unido foi o suficiente para a bolsa londrina se sustentar em território positivo.

Já na Alemanha investidores precificam a possibilidade da extensão para até o fim de maio ou meados de junho do lockdown em curso no país, segundo noticiou o jornal The Local. Também é monitorada a situação das eleições alemãs, que indicarão o sucessor da chanceler Angela Merkel, no cargo desde 2005. O índice DAX, da bolsa de Frankfurt, recuou 0,13% nesta segunda, aos 15.215,00 pontos, mesma queda do CAC 40 de Paris, que cedeu aos 6.161,68 pontos.

Foram divulgados nesta segunda-feira os números de vendas no varejo na zona do euro, que cresceram 3,0% em fevereiro ante janeiro, bem acima da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal. O dado chegou a dar algum fôlego às bolsas europeias, mas elas retomaram a trajetória de baixa mais tarde.

O IBEX 35, da bolsa de Madri, repetiu a queda de 0,39% de Londres e fechou aos 8.532,60 pontos, com o setor de energia renovável devolvendo parte dos ganhos da última sessão. O PSI 20, de Lisboa, recuou 0,21%, aos 5.006,68 pontos.

Contrariando o restante dos principais índices do continente, o FTSE MIB, de Milão, avançou 0,11% hoje, aos 24.457,18 pontos. A ação da Diasorin, empresa italiana de diagnósticos laboratoriais que tem trabalhado na análise de testes para a covid-19, saltou 9,63% e sustentou a alta do índice, após a companhia anunciar a compra da sua concorrente americana Luminex, por US$ 1,8 bilhão, segundo noticiou a agência Reuters. (Com agências internacionais).

Por Gabriel Caldeira

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Flávio Bolsonaro pede para TCU suspender licitação do governo Lula para agências de publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue…

8 horas ago

Ventilador do Rodoanel despenca e causa acidente com dois carros e uma moto

A queda de um ventilador do túnel 2 do Rodoanel Mario Covas (SP-021) resultou na…

9 horas ago

Pacheco chama de “desnecessária” advertência de Haddad sobre responsabilidade fiscal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chamou de "desnecessária" a declaração do ministro da…

11 horas ago

Ataque da Rússia tem como alvo instalações de gás que garantem fornecimento à UE, diz Zelensky

Em discurso por vídeo, transmitido em seu site oficial, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse…

11 horas ago

Ataque da Rússia tem como alvo instalações de gás que garantem fornecimento à UE, diz Zelensky

Em discurso por vídeo, transmitido em seu site oficial, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse…

11 horas ago

Dilma Rousseff visita Papa Francisco e fala sobre desigualdade e mudanças climáticas

O Papa Francisco recebeu, no Vaticano, neste sábado, 27, a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente…

12 horas ago