As ações da Cogna (COGN3), empresa de educação dona de escolas de educação básica e da Anhanguera, Unopar e Pitágoras, avançam nesta quinta-feira (18) na B3 com a expectativa sobre um possível acordo de troca de ativos com a Eleva Educação.
—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail
Não há nenhuma manifestação oficial, mas, segundo o Valor Econômico, a negociação, que envolve a venda de sistema de ensino da Eleva em troca de colégios da Cogna, avançou e pode ser concretizada ainda neste mês.
Para analistas, o acordo – se confirmado – seria positivo para ambas as companhias. Eles citam o projeto da Eleva de abrir capital em Bolsa e os esforço da Cogna no negócio de sistema de ensino – mais escalável.
“Para a Eleva, a compra de escolas da Cogna impulsionaria seu crescimento inorgânico e deixaria a companhia mais atrativa em um futuro IPO [oferta inicial de ações na sigla em inglês]. Já para a Cogna, comprar a plataforma de ensino da Eleva seria importante para expandir a Vasta. Além disso, a venda de algumas de suas escolas próprias poderia, possivelmente, ajudar na questão financeira da holding”, avalia a equipe de análise da Ativa Investimentos.
“Enxergamos com bons olhos o modelo de negócios de sistemas de ensino, uma vez que o setor ainda possui muito espaço para consolidação no país com poucos concorrentes de grande porte. Mesmo antes das medidas de distanciamento social impostas pela crise do Covid-19, já era observado tendências de digitalização na educação com os sistemas de ensino trazendo plataformas online para alunos e professores”, interpreta a casa de análise de investimentos Levante.
Ações
Por volta de 10h40 (horário de Brasília), as ações da Cogna subiam 1,7% na B3, cotadas a R$ 4,32.
No mesmo instante, o Ibovespa operava em baixa de 0,05%, aos 120.297 pontos.
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…