A nova secretária-geral da Organização Mundial do Comércio (OMS), Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou nesta segunda, 15, que, com sua posse, os modelo de práticas usuais deve ser esquecido no órgão. A nigeriana afirmou estar “honrada” em ser a primeira mulher e africana a chegar ao cargo, e que está pronta para assumir os desafios da OMC. “O trabalho real começa agora”, escreveu no Twitter, após os membros da organização terminarem a eleição, que descreveu como histórica. Ao longo do dia, diversos líderes mundiais congratularam Okonjo-Iweala.
—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, escreveu que são “notícias fantásticas para o mundo e para as mulheres” no Twitter, afirmando desejar “tudo de bom no emprego de suas tremendas habilidades e experiência para a cooperação multilateral no comércio”. Presidente de outra organização internacional, o líder do Banco Mundial, David Malpass, chamou a escolha de “excelente” e disse “estar ansioso para um novo relacionamento de trabalho forte”, também na rede social.
Em meio às críticas de Okonjo-Iweala contra o nacionalismo na vacinação contra a covid-19, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou que a nigeriana tem as habilidades para ser a “líder perfeita” da OMC. Entre os desafios que Adhanom colocou, esteve a equidade na vacinação.
Com apoio importante da União Europeia, as principais autoridades do bloco congratularam a líder. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou no Twitter apoiar “a reforma da OMC e a ajudaremos a proteger o sistema comercial multilateral baseado em regras”. Além disso, escreveu que a “Europa apoia totalmente você”. Na mesma rede social, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que a ex-ministra das Finanças da Nigéria tem “total apoio da UE”. “Você traz uma riqueza de experiência e conhecimento em um momento em que a OMC precisa de reforma”, escreveu.
Na mesma linha, o Alto Representante da UE, Josep Borrell, escreveu que o bloco “apoiará inteiramente os seus esforços para reforçar ainda mais a OMC como pilar do multilateralismo, que é essencial para uma recuperação justa e resiliente para todos”.
Mais cedo, a Reuters noticiou que a China através do seu Ministério do Comércio afirmou ter “total confiança” na nigeriana.
Por Matheus Andrade
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler informou ao Broadcast (sistema…
A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), entrou no domingo, 24, com um…
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, expressou nesta segunda-feira, 25, sua preocupação e…
As tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro aumentaram 27,35% em outubro de 2024, segundo…
O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, ao participar em São Paulo de evento da…
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista no julgamento…