A área de análise do Banco Inter (BIDI11) iniciou cobertura do setor de varejo na B3, privilegiando ações de empresas empenhadas na integração entre os canais físico e online, ciente do aumento da penetração do e-commerce no Brasil.
—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail
Os analistas recomendam comprar B2W Digital (BTOW3), Pão de Açúcar (PCAR3), Lojas Americanas (LAME4) e Via Varejo (VVAR3), ao passo que têm sugestão “neutra” para Carrefour Brasil (CRFB3) e Magazine Luiza (MLGU3).
Para o time da Inter Research, o e-commerce é mais do que apenas uma plataforma e as empresas precisam de excelência em atendimento, análise de dados, entrega e automação de processos. E, mesmo assim, o varejo físico continua sendo bem representativo.
“Criar uma estrutura omnichannel [canais de venda integrados] envolve visão holística e, por isso, a finalidade deve ser priorizar a marca e não um canal. É preciso enxergar que as lojas permitem abordagens diferentes e que, cada vez mais em pontos estratégicos, servem como hubs que agilizam as entregas e tornam o digital mais eficiente. A soma dos esforços traz resultados mais efetivos, pois oferece mais possibilidades ao consumidor”, diz relatório assinado por Breno Francis de Paula e Athos Nolasco Mendes Silva.
Ameaça ao MELI
Neste contexto, a equipe da Inter Research destaca a B2W Digital (nascida da fusão entre Americanas.com e Submarino em 2006) e sua controladora Lojas Americanas, justamente pela sinergia entre o canal digital e a operação offline, além da integração com a fintech Ame.
Os analistas estimam um preço-alvo para a ação da B2W Digital ao fim de 2021 de R$ 102. “O foco da companhia no marketplace nos últimos anos a colocou em uma posição à frente de suas concorrentes, aparecendo como a maior ameaça para o Mercado Livre, líder do e-commerce brasileiro”, afirmam.
É por isso que, na visão deles, a ação de Lojas Americanas é a opção mais barata para investir no crescimento do e-commerce brasileiro – dada a participação em B2W. O preço-alvo projetado para LAME4 é de R$ 39 ao fim do ano que vem.
Via Varejo ou Magazine Luiza?
Entre Via Varejo e Magalu, a indicação de compra para a primeira tem a ver com valuation. A equipe de análise do Inter reconhece que Magalu entendeu antes dos concorrentes a importância da integração do mundo físico e digital e “é a empresa mais preparada para surfar o crescimento do e-commerce brasileiro nos próximos anos e se consolidar no setor”. No entanto, “acreditamos que o mercado já precificou o crescimento da empresa, deixando-a próxima de seu preço justo”. O preço-alvo em 12 meses estimado para MGLU3 é de R$ 27.
Já no caso da empresa dona da Casas Bahia e do Ponto Frio, o preço-alvo calculado pelos analistas é de R$ 25 para o fim de 2021. Para eles, a Via Varejo mostra cada vez mais que tem condição de recuperar a liderança do varejo brasileiro. Em meio ao processo de reestruturação iniciado em 2019, o time do Inter destaca a força das marcas, alinhada à grande rede de distribuição e multicanalidade, para a companhia voltar a triunfar.
Supermercados e ESG
Dentre os grandes grupos de varejo alimentar listados na B3, a Inter Research avalia que o GPA “está se preparando para atender as novas tendências do mercado”. Além disso, preveem melhores resultados no futuro caso avance a proposta de cisão da subsidiária Sendas, operadora da rede Assaí. Assim, estimam um preço-alvo de R$ 98 para PCAR3 ao fim de 2021.
Para Carrefour Brasil, a indicação “neutra” vem acompanhada do preço-alvo em 12 meses de R$ 23. Os analistas enaltecem as vantagens do grupo em preço e capilaridade, mas ressalvam que “os acontecimentos recentes podem trazer um risco para a posição. Estamos monitorando as providências tomadas pela administração da empresa para evitar reincidência nesses casos”.
O Carrefour Brasil deixou de fazer parte do índice de sustentabilidade S&P/B3 Brasil ESG (criado pela parceria B3 e S&P Dow Jones,), que é ponderado por critérios ESG (melhores práticas ambientais, sociais e de governança). A decisão ocorreu após análise do assassinato de um homem negro em um supermercado da rede em Porto Alegre.
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…