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Inter recomenda B2W, Pão de Açúcar, Lojas Americanas e Via Varejo na B3

(Foto: Divulgação)

A área de análise do Banco Inter (BIDI11) iniciou cobertura do setor de varejo na B3, privilegiando ações de empresas empenhadas na integração entre os canais físico e online, ciente do aumento da penetração do e-commerce no Brasil.

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Os analistas recomendam comprar B2W Digital (BTOW3), Pão de Açúcar (PCAR3), Lojas Americanas (LAME4) e Via Varejo (VVAR3), ao passo que têm sugestão “neutra” para Carrefour Brasil (CRFB3) e Magazine Luiza (MLGU3).

Para o time da Inter Research, o e-commerce é mais do que apenas uma plataforma e as empresas precisam de excelência em atendimento, análise de dados, entrega e automação de processos. E, mesmo assim, o varejo físico continua sendo bem representativo.

“Criar uma estrutura omnichannel [canais de venda integrados] envolve visão holística e, por isso, a finalidade deve ser priorizar a marca e não um canal. É preciso enxergar que as lojas permitem abordagens diferentes e que, cada vez mais em pontos estratégicos, servem como hubs que agilizam as entregas e tornam o digital mais eficiente. A soma dos esforços traz resultados mais efetivos, pois oferece mais possibilidades ao consumidor”, diz relatório assinado por Breno Francis de Paula e Athos Nolasco Mendes Silva.

Ameaça ao MELI

Neste contexto, a equipe da Inter Research destaca a B2W Digital (nascida da fusão entre Americanas.com e Submarino em 2006) e sua controladora Lojas Americanas, justamente pela sinergia entre o canal digital e a operação offline, além da integração com a fintech Ame.

Os analistas estimam um preço-alvo para a ação da B2W Digital ao fim de 2021 de R$ 102. “O foco da companhia no marketplace nos últimos anos a colocou em uma posição à frente de suas concorrentes, aparecendo como a maior ameaça para o Mercado Livre, líder do e-commerce brasileiro”, afirmam.

É por isso que, na visão deles, a ação de Lojas Americanas é a opção mais barata para investir no crescimento do e-commerce brasileiro – dada a participação em B2W. O preço-alvo projetado para LAME4 é de R$ 39 ao fim do ano que vem.

Via Varejo ou Magazine Luiza?

Entre Via Varejo e Magalu, a indicação de compra para a primeira tem a ver com valuation. A equipe de análise do Inter reconhece que Magalu entendeu antes dos concorrentes a importância da integração do mundo físico e digital e “é a empresa mais preparada para surfar o crescimento do e-commerce brasileiro nos próximos anos e se consolidar no setor”. No entanto, “acreditamos que o mercado já precificou o crescimento da empresa, deixando-a próxima de seu preço justo”. O preço-alvo em 12 meses estimado para MGLU3 é de R$ 27.

Já no caso da empresa dona da Casas Bahia e do Ponto Frio, o preço-alvo calculado pelos analistas é de R$ 25 para o fim de 2021. Para eles, a Via Varejo mostra cada vez mais que tem condição de recuperar a liderança do varejo brasileiro. Em meio ao processo de reestruturação iniciado em 2019, o time do Inter destaca a força das marcas, alinhada à grande rede de distribuição e multicanalidade, para a companhia voltar a triunfar.

Supermercados e ESG

Dentre os grandes grupos de varejo alimentar listados na B3, a Inter Research avalia que o GPA “está se preparando para atender as novas tendências do mercado”. Além disso, preveem melhores resultados no futuro caso avance a proposta de cisão da subsidiária Sendas, operadora da rede Assaí. Assim, estimam um preço-alvo de R$ 98 para PCAR3 ao fim de 2021.

Para Carrefour Brasil, a indicação “neutra” vem acompanhada do preço-alvo em 12 meses de R$ 23. Os analistas enaltecem as vantagens do grupo em preço e capilaridade, mas ressalvam que “os acontecimentos recentes podem trazer um risco para a posição. Estamos monitorando as providências tomadas pela administração da empresa para evitar reincidência nesses casos”.

O Carrefour Brasil deixou de fazer parte do índice de sustentabilidade S&P/B3 Brasil ESG (criado pela parceria B3 e S&P Dow Jones,), que é ponderado por critérios ESG (melhores práticas ambientais, sociais e de governança). A decisão ocorreu após análise do assassinato de um homem negro em um supermercado da rede em Porto Alegre.

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