A economia do Japão ainda se encontra em uma “situação grave” diante dos desdobramentos da pandemia de covid-19, apesar dos sinais de recuperação. A avaliação é do próprio governo japonês, em comunicado divulgado nesta terça-feira (22). Segundo a nota, os lucros corporativos e o investimento empresarial estão diminuindo, mas o consumo privado, a produção industrial e as exportações seguem se fortalecendo.
—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail
Os preços ao consumidor mostram estabilidade e o mercado de trabalho mantém fragilidade, acrescenta o Executivo japonês, que renova, no texto divulgado, seu compromisso em apoiar a economia local. “O governo equilibrará a prevenção ao novo coronavírus e as atividades econômicas, e garantindo a vida das pessoas e protegendo o emprego e as empresas, para evitar um retorno absoluto à deflação”.
O governo atribui, ainda, os sinais de retomada econômica aos efeitos das políticas fiscal e monetária expansionistas. “No entanto, toda a atenção deve ser dada a outros riscos negativos para a economia interna e externa, que são afetados pela contração nas atividades socioeconômicas devido à propagação de doenças infecciosas. Também deve ser dada atenção aos efeitos das flutuações nos mercados financeiros e de capitais”, pondera o comunicado.
Por Eduardo Gayer
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
O Brasil tem a oportunidade de ser referência em pagamentos internacionais, assim como já é…
Lideranças do agronegócio estão indignadas com a decisão do Carrefour de boicotar a carne do…
A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) convocou empresários…
A Gol Linhas Aéreas anunciou o lançamento de uma nova rota que liga Curitiba (PR)…
A concessão rodoviária do Lote Nova Raposo (São Paulo) vai a leilão na próxima quinta-feira,…
O preço do barril do petróleo tipo Brent tende a cair de US$ 5 a…