Mercados

Bolsas de NY fecham em baixa com impasse entre Tesouro e Fed e avanço da Covid-19

As bolsas de Nova York fecharam o pregão em baixa nesta sexta-feira, 20, com o impacto da decisão do secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, decidir não renovar os programas de empréstimos realizados em parceria com o Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Além disso, apesar de notícias promissoras sobre vacinas contra a covid-19, a escalada da pandemia no curto prazo gera preocupação.

Tudo que você precisa saber sobre o mercado, todos os dias, em seu e-mail

O Dow Jones caiu 0,75%, a 29.263,48 pontos, o S&P 500 recuou 0,68%, a 3.557,54 pontos, e o Nasdaq cedeu 0,42%, a 11.854,97 pontos. Na comparação semanal, os dois primeiros índices acionários registraram baixas de 0,73% e 0,77%, respectivamente, mas o Nasdaq subiu 0,22%.

A semana foi marcada pela dualidade nas avaliações do mercado sobre a retomada econômica. De um lado, o avanço em vacinas experimentais para a covid-19 geram otimismo sobre o próximo ano. Por outro, a escalada da pandemia preocupa no curto prazo. O impasse entre o Federal Reserve e o Tesouro dos EUA sobre os empréstimos emergenciais na crise adicionou uma nova camada de incerteza.

“Novos estímulos fiscais são desesperadamente necessários”, declarou a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, em uma coletiva de imprensa nesta tarde. Depois de chamar a decisão de Mnuchin sobre os programas de empréstimos de “irresponsável”, a democrata o acusou de querer sabotar a capacidade de resposta à crise do governo de Joe Biden, que assume a presidência dos EUA em 20 de janeiro. O secretário, por sua vez, disse que a “lei é muito clara” ao dizer que as medidas expiram em 31 de dezembro. Ele garantiu que ainda há “muito mais” recursos para apoiar a economia e informou que conversará com Mitch McConnell, líder republicano no Senado, sobre estímulos fiscais.

O presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, defendeu que o apoio à atividade deve ser “em todas as direções” e se disse “decepcionado”. Hoje, o chefe da distrital de Dallas do Fed, Robert Kaplan, afirmou que a velocidade da recuperação está caindo devido ao “recrudescimento” da pandemia. “Isso ocorre em um momento em que os dados econômicos mostram uma perda de ímpeto”, ressalta, na mesma linha, o banco holandês Rabobank.

Hoje, o anúncio da farmacêutica de que pedirá aos reguladores americanos a autorização para uso de emergência da vacina para covid, que apresentou 95% de eficácia, não foi suficiente para apoiar o apetite por risco em Nova York.

“Embora a vacina certamente represente uma luz no fim do túnel, a resposta entusiasmada inicial do mercado ao anúncio da Pfizer sem dúvida negligenciou o fato de que precisamos primeiro passar pelo túnel e que provavelmente ficará muito escuro por muito tempo antes que qualquer raio de luz seja visto”, avalia o banco holandês Rabobank.

No S&P 500, as perdas foram lideradas pelos setores de tecnologia (-1,05%), industrial (-0,91%) e financeiro (-0,88%). As ações da Apple cederam 1,10%, as do Facebook caíram 1,19% e as do Wells Fargo cederam 2,60%, mas as da Pfizer subiram 1,41%.

Por Iander Porcella

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Flávio Bolsonaro pede para TCU suspender licitação do governo Lula para agências de publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue…

9 horas ago

Ventilador do Rodoanel despenca e causa acidente com dois carros e uma moto

A queda de um ventilador do túnel 2 do Rodoanel Mario Covas (SP-021) resultou na…

11 horas ago

Pacheco chama de “desnecessária” advertência de Haddad sobre responsabilidade fiscal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chamou de "desnecessária" a declaração do ministro da…

12 horas ago

Ataque da Rússia tem como alvo instalações de gás que garantem fornecimento à UE, diz Zelensky

Em discurso por vídeo, transmitido em seu site oficial, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse…

12 horas ago

Ataque da Rússia tem como alvo instalações de gás que garantem fornecimento à UE, diz Zelensky

Em discurso por vídeo, transmitido em seu site oficial, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse…

12 horas ago

Dilma Rousseff visita Papa Francisco e fala sobre desigualdade e mudanças climáticas

O Papa Francisco recebeu, no Vaticano, neste sábado, 27, a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente…

14 horas ago