Categories: Economia

USP, Unicamp e Unesp freiam plano de retomada após alta de internações pela Covid

O aumento de internações pela covid-19 no Estado de São Paulo fez a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) frearem seus planos de retomada das atividades presenciais. No início da semana, o governo João Doria (PSDB) anunciou alta de 18% nas hospitalizações – o crescimento ocorre tanto em hospitais privados quanto municipais.

Tudo que você precisa saber sobre o mercado, todos os dias, em seu e-mail

Em um comunicado divulgado nesta terça-feira, 17, a USP apontou um quadro de “incertezas e instabilidades” acerca da evolução da doença e tornou o retorno de servidores e funcionários facultativo. Antes, a volta desses funcionários era obrigatória, o que levou a uma mobilização contrária por parte do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp).

Segundo a universidade, nas primeiras semanas de outubro, a tendência era de “recuo sistemático” da transmissão e, por isso, foi proposta “a retomada gradual compulsória das atividades laborais presenciais pelos servidores técnicos e administrativos”. A USP diz que a tendência dos dados se reverteu e a universidade está “sob estado de cautela e cuidado”.

“O GT (grupo de trabalho que elaborou o plano de retomada das atividades na USP) comunica a suspensão do caráter compulsório do retorno presencial na Universidade de São Paulo até que a evolução do quadro epidemiológico volte a se apresentar com clareza e segurança”, informou a universidade. Aulas de graduação e pós-graduação, que já ocorriam de forma remota, continuam a ser ministradas online.

Na Unicamp, a alta nas internações no Estado adiou o início da próxima fase de flexibilização, em que seria permitida a presença de até 50% dos alunos de graduação e pós e de até 80% dos funcionários. Essa etapa da flexibilização estava, inicialmente, prevista para o dia 30 de novembro, mas foi transferida para 14 de dezembro, “a fim de se observar a evolução da pandemia”.

A universidade de Campinas fala em “alterações de cenário”, mas afirma que “não há, internamente, nenhuma evidência de recrudescimento da pandemia na comunidade universitária”. Nesta semana, a universidade autorizou a ida de até 25% dos alunos de graduação e pós e de até 60% dos funcionários. Segundo a Unicamp, essa permissão de retorno está mantida. Só 21,3% dos servidores técnico-administrativos voltaram ao câmpus. “A recomendação é para que as unidades e órgãos continuem com atividades predominantemente remotas.”

Na Universidade Estadual Paulista (Unesp), que autorizou a retomada apenas de aulas práticas de alguns cursos nas áreas de saúde e a volta de parte dos funcionários técnico-administrativos, as definições sobre o retorno têm sido feitas de modo regionalizado e algumas unidades já cogitam desacelerar a retomada dos servidores, mantendo a maioria em teletrabalho por enquanto.

Por Júlia Marques

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Flávio Bolsonaro pede para TCU suspender licitação do governo Lula para agências de publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue…

10 horas ago

Ventilador do Rodoanel despenca e causa acidente com dois carros e uma moto

A queda de um ventilador do túnel 2 do Rodoanel Mario Covas (SP-021) resultou na…

12 horas ago

Pacheco chama de “desnecessária” advertência de Haddad sobre responsabilidade fiscal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chamou de "desnecessária" a declaração do ministro da…

14 horas ago

Ataque da Rússia tem como alvo instalações de gás que garantem fornecimento à UE, diz Zelensky

Em discurso por vídeo, transmitido em seu site oficial, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse…

14 horas ago

Ataque da Rússia tem como alvo instalações de gás que garantem fornecimento à UE, diz Zelensky

Em discurso por vídeo, transmitido em seu site oficial, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse…

14 horas ago

Dilma Rousseff visita Papa Francisco e fala sobre desigualdade e mudanças climáticas

O Papa Francisco recebeu, no Vaticano, neste sábado, 27, a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente…

15 horas ago