Internacional

Pelosi chama Biden de ‘presidente eleito’ e pede pressa em aprovação de estímulo

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, chamou nesta sexta-feira, 6, o candidato democrata à presidência, Joe Biden, de “presidente eleito”, durante entrevista coletiva. Pelosi disse inicialmente que, “muito em breve”, Biden passará de “ex-vice-presidente a presidente eleito”, para em seguida se referir a ele como já como “presidente eleito”.

Além disso, ela insistiu em uma negociação bipartidária para apoiar mais estímulos fiscais, com foco no combate à covid-19, no apoio à geração de empregos e em retomar as aulas para as crianças americanas.

Pelosi disse estar bastante feliz com a vitória de Biden, por qualificá-lo como alguém capaz de unificar as pessoas. Em meio a uma apuração apertada e ainda não decidida em alguns Estados, ela destacou o fato de que o colega de partido recebeu o maior número de votos para presidente da história do pais, por isso disse que Biden terá um “mandato forte” para governar, prevendo ainda que o apoio dele no Congresso também será forte.

Ela afirmou que espera que o Senado também fique sob comando dos democratas, como a Câmara, mas lembrou que só será possível saber isso em janeiro, quando haverá algumas disputas em segundo turno.

Em sua fala, Pelosi pediu calma, paciência e confiança na apuração, afirmou que o direito ao voto “é sagrado em nosso país” e insistiu na necessidade de se contar esses votos, o que segundo ela é uma das “fundações de nossa democracia”.

Trump tem agido na Justiça norte-americana para tentar interromper a contagem em alguns Estados, alegando fraudes, até agora sem sucesso. A presidente da Câmara acusou o presidente de “tentar destruir a credibilidade das eleições, algo que criticamos no exterior”.

Pelosi ainda ressaltou a necessidade de se aprovar “uma grande lei para apoiar os empregos”, cobrando foco em saúde, empregos e educação. “Espero que a Casa Branca venha à mesa de negociações”, disse.

Por Gabriel Bueno da Costa

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Gerdau: Produção de aço na América do Norte soma 1,152 mi/ton no primeiro trimestre de 2024, recuo anual de 2,8%

A produção de aço bruto da Gerdau na divisão da América do Norte somou 1,152…

50 minutos ago

Produção de aço bruto da Gerdau soma 3,09 mi de toneladas no primeiro trimestre 2024, avanço de 3,4% ante mesmo trimestre do ano passado

A produção total de aço bruto da Gerdau somou 3,090 milhões de toneladas no primeiro…

1 hora ago

Gerdau registra lucro líquido de R$ 1,245 bi no primeiro trimestre de 2024, queda de 47,9% no mesmo período de 2023

A Gerdau registrou lucro líquido de R$ 1,245 bilhão no primeiro trimestre de 2024, queda…

1 hora ago

Moody’s: Petrobras enfrenta maior risco de crédito se governo usá-la para cobrir déficit fiscal

A Moody's alertou que a Petrobras pode enfrentar maiores riscos de crédito se o governo…

1 hora ago

Moody’s diz que rating Ba1 da Petrobras não é afetado por mudança na perspectiva do Brasil

A Moody's informou que o rating corporativo da Petrobras não é diretamente afetado pela melhora…

1 hora ago

Sabesp: Apesar de decisão do TJ, Leite diz que condições foram cumpridas e segue com votação

A votação do projeto de lei que autoriza a adesão da cidade de São Paulo…

1 hora ago