Categories: Internacional

EUA: Kamala fala com negro baleado em Wisconsin

A candidata democrata à vice-presidência, Kamala Harris, conheceu nesta segunda-feira (7) a família de Jacob Blake, negro baleado por policiais brancos no Estado de Wisconsin no mês passado. O Estado também teve a visita de Mike Pence, vice que tenta a reeleição na chapa de Donald Trump, que ontem liderou os ataques aos democratas.

Nesta segunda-feira foi comemorado o Dia do Trabalho nos EUA, data que marca o início da campanha de outono, que antecede a reta final da corrida à Casa Branca.

Kamala reuniu-se com o pai de Jacob Blake, duas irmãs e advogados de sua equipe jurídica no aeroporto de Milwaukee. Jacob Blake, a mãe e o advogado dele, Ben Crump, se juntaram ao encontro pelo telefone.

Segundo os advogados de Blake, Kamala disse a ele que “estava orgulhosa” pela forma como ele, mesmo com muita dor, se recuperava dos ferimentos – Blake está paralisado da cintura para baixo. A candidata democrata falou individualmente com cada membro da família e discutiu a agenda de reformas na polícia traçada por Joe Biden.

Esse foi o primeiro evento presencial de Kamala desde que ela foi anunciada como vice na chapa de Biden. O candidato democrata já havia se encontrado com a família de Blake na semana passada, em Milwaukee, antes de visitar Kenosha, a cidade onde um policial branco atirou no homem negro.

O vice-presidente, Mike Pence, também foi para Wisconsin, onde visitou uma instalação de energia em La Crosse antes de fazer um discurso em que falou sobre geração de empregos, economia e os protestos que tomam conta de Kenosha após a ação que terminou com Blake ferido com sete tiros pelas costas.

“Teremos lei e ordem em todas as cidades deste país para cada americano, de cada raça e credo”, disse o vice, que engrossou o discurso que tem sido repetido por Trump.

Ainda nesta segunda-feira, em uma entrevista coletiva da Casa Branca, Trump atacou Biden dizendo que ele seria incapaz de lidar com o novo coronavírus e reavivar a economia. Ele prometeu “lealdade eterna ao trabalhador americano”.

Segundo Trump, a chapa Biden e Kamala “destruiria o país e destruiria a economia”. O presidente lembrou da criação de mais de 10 milhões de empregos desde maio – ele não disse que o número é por volta da metade dos empregos perdidos em todo o país desde o começo da pandemia.

Já Biden se reuniu com sindicalistas no Estado da Pensilvânia. Em Lancaster, se encontrou com apoiadores e criticou Trump por ele “se recusar a lidar com os problemas que afetam as pessoas comuns”. Fonte: Associated Press.

Por EUA

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

3 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

7 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

20 horas ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

20 horas ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

20 horas ago

Consulta pública para projeto rodoviário da Nova Raposo recebe quase 2 mil contribuições

A consulta pública do projeto da rodovia Nova Raposo, em São Paulo, contou ao todo…

20 horas ago