Economia

Geração de empregos nos EUA agita os pregões

A sexta-feira (4), véspera de um feriado prolongado, promete ser um dia de fortes emoções na Bolsa. Na segunda-feira (7), os pregões não funcionam no Brasil (dia da Independência) nem nos Estados Unidos (Labor Day, o Dia do Trabalho). Isso eleva a tendência de os investidores zerarem suas posições, para não ficar três dias sem poder fazer negócios enquanto o mundo acontece. E surpresas podem ocorrer.

Para hoje, a grande questão é qual será a interpretação dos investidores com relação à criação de empregos em agosto. Foram abertas 1,4 milhão de vagas no mês passado, após a abertura de 1,783 milhão de vagas em julho. O payroll, que equivale ao índice de desemprego no Brasil, voltou a ganhar importância para a medição da temperatura da economia americana. Nos últimos dias os dados têm sido conflitantes. Na quarta-feira (2) a notícia foi ruim. A economia americana criou 428 mil empregos no setor privado e não agrícola em agosto. O resultado veio bem abaixo dos prognósticos, que eram da criação de 950 mil a um milhão de empregos. Os dados são da ADP, empresa que processa as folhas de pagamento de milhões de empresas americanas.

Na quinta-feira (3), o número de pedidos iniciais de seguro desemprego (jobless claims) da última semana de agosto foi positivo. Indicou 881 mil pedidos, queda de 130 mil pedidos ante o 1,011 milhão da semana anterior. No entanto, o fato de o Departamento do Trabalho americano ter colocado uma nova metodologia em prática torna essa informação menos assertiva. Agora, a criação de empregos em linha com as expectativas coloca esse indicador exatamente no meio do caminho, sem pressionar nenhum dos dois lados da balança.

Isso turbina a volatilidade do mercado. Na quinta-feira (3), sem um motivo definido, os investidores decidiram realizar os lucros das ações americanas de tecnologia dos últimos meses. Ontem, a queda do setor fez com que as ações da Apple recuassem 8%, da Microsoft, mais de 6%, e da Alphabet, mais de 5%. Assim como os preços vinham subindo nas últimas semanas sem fundamentos fortes que justificassem a alta, eles caíram e derrubaram os papéis de outros setores e índices de outros países. O Brasil não ficou de fora: o Ibovespa recuou 1,2% na quinta-feira, e fechou pouco acima do nível psicológico dos 100 mil pontos.

No cenário interno, a esperada chegada do projeto de reforma administrativa ao Congresso poderia garantir um alívio para o cenário político. No entanto, as propostas ficaram aquém das expectativas, e ainda vão depender de muita negociação política, algo que ficou mais difícil com a ruptura do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com o Ministro da Economia, Paulo Guedes.

A reação inicial aos números do desemprego americano em agosto foi positiva, com os contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500 migrando para o terreno positivo. No entanto, o cenário promete ser de forte volatilidade.

Redação Mercado News

Recent Posts

JBS anuncia antecipação do 13º salário para funcionários do RS

A JBS anunciou, neste sábado, 4, que devido às consequências das fortes chuvas no Rio…

8 horas ago

Deputado quer prever em lei adiamento de concursos em casos de desastres climáticos como no RS

O deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) apresentou um projeto para prever em lei o adiamento de…

12 horas ago

Ministros voltam a Porto Alegre e governo faz reunião para atualizar ações de socorro ao RS

Os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional)…

15 horas ago

CNseg pede que associadas adiem prazo de vencimento de boletos de seguros por chuvas no RS

Em meio às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, a Confederação Nacional das Seguradoras…

15 horas ago

Quais são as cidades com mais bilionários no mundo? Veja as dez mais bem colocadas do ranking

De acordo com a lista de bilionários de 2024 da revista Forbes, divulgada em abril,…

15 horas ago

Grupo Pão de Açúcar vende imóveis de sua sede em São Paulo por R$ 218 milhões

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) afirmou na quinta-feira, 2, ter celebrado uma transação para…

15 horas ago