Política

Bolsonaro concede liderança da Câmara ao centrão

A liderança da Câmara não está mais formalmente com os bolsonaristas. Nesta quarta-feira (12), o presidente destituiu o deputado major Vitor Hugo (PSL-GO) do cargo e o substituiu por um deputado do Centrão e ex-ministro do governo Temer, Ricardo Barros (PP-PR).

A decisão foi tomada por Bolsonaro e não passou pelo responsável pela articulação política, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, que está de férias. A mudança veio em concomitância com o discurso do presidente em defesa do teto de gastos e compromisso com a austeridade fiscal, após reunião com lideranças do Congresso. É possível que a troca do líder do governo na Câmara tenha sido debatida nessa reunião anterior.

Na declaração ao público, estavam ao lado do presidente da República os presidentes Davi Alcolumbre (DEM-AP), do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ), da Câmara, além dos ministros da Economia, Paulo Guedes, da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Ainda, marcaram presença os próprios deputados Ricardo Barros e Vitor Hugo, e também o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso e o deputado Arthur Lira, líder do PP na Câmara e uma das cabeças do Centrão.

Na avaliação de Vitor Hugo, a mudança se deu em função de um novo cenário da política. Já havia alinhamento do Centrão com relação à agenda legislativa promovida pelo governo, por meio das articulações de Arthur Lira nas votações. No entanto, com a necessidade de avançar em pautas econômicas (inclusive, para preservar o teto de gastos), a troca por um quadro mais experiente da Câmara e membro do Centrão é estratégica para o Planalto.

Com a aliança entre os dois grupos cada vez mais sólida, é de se olhar com bons olhos que o líder do governo na Câmara não fique restrito à ala bolsonarista. Os impactos da troca para o mercado, porém, devem ser neutros. No dia de hoje, deve haver, sim, um impulso positivo residual para os investidores após a defesa conjunta (presidente e lideranças do Congresso) do teto de gastos.

Redação Mercado News

Recent Posts

Justiça nega pedido por AGE na Petrobras que protelaria posse de Magda Chambriard

A Justiça Federal negou um pedido de decisão liminar que poderia obrigar a Petrobras a…

10 horas ago

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

15 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

20 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

1 dia ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

1 dia ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

1 dia ago